Ministros do Supremo analisarão na próxima semana, no plenário virtual, as acusações oferecidas pela Procuradoria-Geral da República
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento de mais 70 denúncias contra investigados de participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram a Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Ministros do STF analisarão as acusações oferecidas pela Procuradoria-Geral da República no plenário virtual entre os dias 14 e 18 de agosto. Entre os alvos está Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, conhecida como Fátima Tubarão. Ela apareceu em vídeo durante as manifestações terroristas. Outro denunciado é José Fernando Honorato de Azevedo, policial federal aposentado.
De acordo com o portal G1, os denunciados foram são acusados de crimes como associação criminosa armada; tentativa de golpe de Estado; de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; dano qualificado pela violência; e deterioração de patrimônio tombado.
Outra denúncia que será analisada é do indígena José Acácio Serere Xavante ao STF. A acusação é por ter ameaçado integrantes da Corte, invadido o terminal de um aeroporto e por ter convocado pessoas armadas para impedir a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela Justiça Eleitoral.
Ministros do Supremo transformaram em réus 1.290 das 1.390 pessoas denunciadas pela PGR por envolvimento nos atos golpistas, em que bolsonaristas ocuparam as dependências do STF, do Planalto, onde fica o gabinete presidencial, e do Congresso Nacional.
Fonte: Brasil 247 com informação do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário