terça-feira, 22 de agosto de 2023

Setenta e cinco apucaranenses concluem formação em Libras

 


A Autarquia Municipal de Educação, por meio do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), e em parceria com o Núcleo Regional de Educação e o polo local da Universidade Aberta do Brasil (Polo da UAB), oferta regularmente cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores e à comunidade de Apucarana. Na noite de ontem (21/8), no Cine Teatro Fênix, o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes entregaram os certificados às 75 pessoas que concluíram a formação no primeiro semestre de 2023.

O prefeito Junior da Femac destacou que Apucarana foi um dos primeiros municípios brasileiros que implantou a disciplina de Libras no currículo das suas escolas. “Desde o ano passado, todos os estudantes, matriculados nas turmas do 1º ao 5º Ano, na rede municipal de educação, aprendem a se comunicar na língua de sinais. O nosso objetivo é tornar o ambiente escolar e a sociedade cada vez mais inclusivos aos surdos,” disse.


“Para que o ensino de Libras pudesse ser implantado nas escolas, nós tivemos que investir antes na formação dos nossos professores. Por isso, desde 2015, nós ofertamos gratuitamente cursos, dos níveis básico, intermediário e avançado, de língua de sinais para eles. No ano passado, nós ainda abrimos a formação para a comunidade com o intuito de levar esse conhecimento para além dos muros das escolas,” acrescentou a secretária de educação, Marli Fernandes.

A coordenadora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), da Autarquia Municipal de Educação, Léia Sofia Viale, destacou a grande procura dos apucaranenses pela formação. “Nós estamos entregando, nesta noite, os certificados aos 75 estudantes que concluíram a formação básica e intermediária na primeira metade do ano. No mesmo ato, estamos realizando a aula inaugural das novas turmas. Ao todo, 160 pessoas inscreveram-se para participar dos cursos básico, intermediário e avançado de Libras neste segundo semestre,” comemorou.

Atualmente, quatorze estudantes surdos ou com implantes cocleares são atendidos nos centros infantis (CMEIs) e escolas da rede municipal de Apucarana. O CAME garante todo o suporte que eles necessitam para estudar, como intérpretes nas salas de aula regulares e participação em Sala de Recursos Multifuncionais – Surdez no contraturno.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário