domingo, 6 de agosto de 2023

Sakamoto: Zema estimula o radicalismo violento contra o Nordeste e faz um discurso tosco sob o ponto de vista eleitoral

 Segundo o jornalista, o governador de Minas "ignora, por exemplo, que boa parte das matérias-primas que chegam no Sul e Sudeste é produzido no Nordeste"

Leonardo Sakamoto (círculo) e Romeu Zema (Foto: Divulgação)

Em coluna publicada no portal Uol, o jornalista Leonardo Sakamoto afirma que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), "resolveu apelar ao preconceito regional, tentando jogar o Sul e Sudeste contra o resto do País". "Não é apenas alimentar o radicalismo violento que o Brasil está tentando desmontar após a eleição. É também tosco do ponto de vista eleitoral. Até Bolsonaro entendeu, em determinado momento, que não se ganha vencendo apenas no Sul e Sudeste".


O chefe do Executivo mineiro, diz o colunista, "ignora, por exemplo, que boa parte das matérias-primas que chegam no Sul e Sudeste é produzido no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste, ao custo de destruição ambiental e superexploração do trabalho". 

"Zema investe na antiga estratégia da extrema direita da parte mais rica do país de culpar a mais pobres por seus problemas. Essa narrativa não fica apenas na bizarra acusação de que a outra parte 'não sabe votar', mas repete que ela fica com recursos arrecadados pelos estados mais ricos", diz. "Uma coisa é um consórcio de Estado defenderem seus interesses, outra é defender ações do Sul e do Sudeste contra o Nordeste e outras regiões".

Leia a íntegra no Blog do Sakamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário