Se destacando como referência regional, o Programa Compras Apucarana tem despertado o interesse de outras cidades do Vale do Ivaí na busca de conhecimento das estratégias adotadas pela prefeitura visando atrair a participação de empreendedores locais nas licitações realizadas pelo município. “Apucarana atingiu 56% da participação de empresas locais nas licitações e viemos ver como fizeram isso acontece. O resultado atingido aqui é uma referência que queremos levar para Ivaiporã”, afirma o secretário municipal da Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação daquela cidade, Alex Fonseca.
Fonseca se reuniu nesta terça-feira, na Prefeitura de Apucarana, com o secretário Municipal da Indústria, Comércio e Emprego, Edison Peres Estrope; com a secretária da Fazenda, Sueli Pereira; e o superintendente municipal de licitação, Alexandre Possebom. “Viemos em busca de informações deste trabalho diferenciado que Apucarana desenvolve dentro do Programa de Compras”, enfatiza o secretário Fonseca.
Conforme levantamento feito pelo Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana, mais da metade das compras e licitações realizadas pela Prefeitura de Apucarana nos últimos três anos tiveram como fornecedores empresas e prestadores de serviços da cidade, contribuindo para que o dinheiro permaneça no município. Anteriormente, a participação de empresas apucaranenses em vendas e serviços para administração municipal era bem inferior.
De acordo com o secretário Edison Estrope, que também preside o comitê gestor, dos R$834.745.521,13 (oitocentos e trinta e quatro milhões, setecentos e quarenta e cinco mil, quinhentos e vinte e um reais e treze centavos) investidos pela administração municipal em compras e licitações entre 2019 e 2022, R$464.243.215,20 (quatrocentos e sessenta e quatro milhões, duzentos e quarenta e três mil, duzentos e quinze reais e vinte centavos) foram relativos a pagamentos feitos a pessoas jurídicas locais, o que representa 56% do total.
O Comitê Gestor é formado por representantes da prefeitura, Sebrae, Acia, Sivana, Sivale, instituições de ensino superior (Unespar, UTFPR, FAP e Facnopar) e Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC). O grupo tem realizado com sucesso o trabalho de desmitificar, junto ao empresariado local, o estigma de que fornecer para o poder público é burocrático e arriscado. “Estamos comprovando que habilitar-se nos processos de concorrência para fornecer para o poder público é muito seguro, com pagamento em dia e mesmo antecipado”, observa o secretário Estrope.
O Comitê Gestor tem realizado encontros setorizados com segmentos produtivos para detalhamento de como operar o sistema “Compras Apucarana. Mais informações sobre o Programa Compras Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000, no setor de Compras e Licitações.
Fonte: Prefeitura de Apucarana
Nenhum comentário:
Postar um comentário