Declaração vem após ministros pressionarem por um déficit primário em 2024
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29) que o orçamento de 2024 já estava "fechado" com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes da viagem do mandatário à África, e que os parâmetros serão apresentados na quinta-feira (31). Segundo o ministro, o texto que será encaminhado ao Congresso será equilibrado, com déficit zero nas contas, conforme prevê o arcabouço fiscal.
"Nem teria tempo de mudar o orçamento, está pronto há mais de 15 dias. Então no dia 31 [de agosto] a gente apresenta os parâmetros, os dados, as medidas fiscais. Já fechado com o Planejamento. A área econômica toda. O orçamento está indo equilibrado", disse Haddad a jornalistas, conforme citado pelo G1. "As receitas são iguais às despesas... O orçamento está fechado. Não está fechado ontem. Foi fechado com o presidente [Lula] antes da viagem para a África, fechamos na mesa dele. Não tem nem como mudar em dois dias a peça orçamentária", acrescentou.
Nesta terça, o jornal O Estado de S. Paulo informou que os ministros Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Simone Tebet (Planejamento) decidiram apoiar um déficit primário entre 0,5% e 0,75% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024.
Fonte: Brasil 247 com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário