segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Lula recebe Nicolás Maduro no Brasil nesta terça-feira

 Presidente da Venezuela irá a Belém para participar da Cúpula da Amazônia, na terça-feira

Presidentes da Venezuela, Nicolas Maduro, do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) novamente em território brasileiro, marcando sua segunda visita em menos de dois meses. O encontro ocorrerá em Belém nesta terça-feira (8), durante a Cúpula da Amazônia, que contará com a presença de seis outros líderes dos países que abrigam a floresta: Bolívia, Colômbia, Guiana, Peru, Suriname e Equador, segundo o site Metrópoles. O principal objetivo da cúpula é propor ações que garantam o equilíbrio entre a proteção da vegetação e o desenvolvimento econômico e social na região.

Na sexta-feira passada (4), o presidente Lula assinou um decreto que amplia o intercâmbio de energia elétrica com os países vizinhos que fazem fronteira com o Brasil. Isso permitirá a importação de energia da Venezuela para Roraima, o único estado brasileiro ainda não conectado ao Sistema Interligado Nacional.


A última visita de Nicolás Maduro a Brasília ocorreu nos dias 29 e 30 de junho, durante a Cúpula de Presidentes da América do Sul. Essa foi a primeira vez que ele esteve no Brasil desde a posse da presidente Dilma Rousseff (PT), em 2015. Durante essa visita, o líder venezuelano foi recebido pelo presidente brasileiro com as honras de chefe de Estado, um dia antes da reunião com outros líderes sul-americanos.

Entretanto, declarações de Lula sobre o regime de Maduro causaram desconforto nos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e do Uruguai, Luis La Calle Pou. Desde que assumiu o governo em janeiro, o presidente brasileiro tem trabalhado para retomar as relações com a Venezuela e defende que o caminho para eleições limpas e transparentes no país vizinho passa pelo diálogo, e não pelo isolamento.

Fonte: Brasil 247 com Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário