terça-feira, 8 de agosto de 2023

Líderes de países amazônicos se reunirão em Belém do Pará para analisar a situação da região

 “Vamos cuidar da Amazônia. Os próximos dias serão de muito trabalho entre os países da região”, afirmou o presidente Lula

(Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

Telesur - A IV reunião de chefes de Estado e de governo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) acontece nesta terça-feira, na cidade brasileira de Belém, onde as lideranças defenderão um modelo de desenvolvimento sustentável.

“Vamos cuidar da Amazônia. Os próximos dias serão de muito trabalho entre os países da região para focar em um desenvolvimento sustentável que cuide das florestas e das pessoas”, disse o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela são membros da organização criada em 1995, e cujos chefes de Estado não se reúnem desde 2009. Nesta ocasião, os presidentes do Equador e do Suriname não comparecerão devido a problemas internos.


"O mundo precisa ver este encontro como um marco histórico para a discussão da questão climática", afirmou Lula anteriormente, em meio a um contexto marcado por altos índices de desmatamento nos pulmões do planeta.

Segundo o Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina (MAAP), a floresta amazônica perdeu mais de 85 milhões de hectares devido ao desmatamento, o que representa 13% de sua área original.

“Vamos continuar exigindo dinheiro das nações ricas para indenizações para manter a floresta em pé e o desenvolvimento econômico sustentável das milhões de pessoas que vivem na selva amazônica. Seremos duros com o desmatamento e queremos que a nova industrialização verde aconteça na Amazônia”, destacou o petista brasileiro.

Por sua vez, os ministros das relações exteriores farão uma reunião a portas fechadas neste dia para preparar a chamada Declaração de Belém, que em 130 se proporá um plano para a conservação do bioma amazônico.

Fonte: Brasil 247 com informação da Telesur

Nenhum comentário:

Postar um comentário