O grupo Infraestrutura Brasil Holding XXI SA arrematou o Lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do Paraná com desconto de 18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples. O leilão foi realizado nesta sexta-feira (25) na Bolsa de Valores, em São Paulo.
O grupo Pátria (Infraestrutura Brasil Holding XXI SA) arrematou
o Lote 1 do novo pacote de concessões das rodovias do Paraná com desconto de
18,25% na tarifa por quilômetro rodado do leilão, de R$ 0,10673, chegando
a R$ 0,08725 na pista simples. Isso representa um valor 65% menor do que a
tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda
existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado
cobrada (R$ 0,1919).
O leilão foi realizado nesta sexta-feira (25) na Bolsa de
Valores, em São Paulo, e contou com a participação do governador Carlos Massa
Ratinho Junior e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Foram duas
propostas. O Consórcio Infraestrutura Paraná apresentou desconto de 8,3%.
Não houve disputa no viva-voz.
"É o começo de uma nova história no Paraná, com um
contrato muito mais modernos, preços justos e um grande pacote de obras, o que
vai posicionar o Estado como um grande hub logístico da América do Sul",
disse Ratinho Junior. "Nós encerramos um capítulo triste com as antigas
concessões e agora estamos começando uma modelagem muito mais segura e
inovadora".
A nova empresa arrematou 473 quilômetros de rodovias
federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos
Gerais do Paraná e deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de
melhorias e manutenção em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476,
PR-418, PR-423 e PR-427.
Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210
quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão
previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias
marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.
A concessionária contratada também deverá arcar com
aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que
inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para
caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem, somando R$ 13 bilhões de
investimento no total. O contrato será de 30 anos. Segundo
estimativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esse edital
deve gerar 81,7 mil empregos.
Esse novo lote atravessa diretamente 18 cidades
(Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes
Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira,
Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo)
que reúnem 3,06 milhões de habitantes, segundo o último Censo.
OBRAS – Haverá
um grande pacote de obras estruturantes nesse contrato. A BR-373, ligação
entre Ponta Grossa (Trevo do Caetano) e Prudentópolis (Trevo do Relógio), será inteiramente duplicada.
O trecho de 99,3 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga,
Imbituva e Guamiranga, receberá ainda 21 novas Obras de Arte Especiais (OAE),
que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível.
O Contorno Norte de Curitiba,
a PR-418, tem uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a
Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele também será
duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já
existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,53 km.
O Contorno Sul de Curitiba receberá duas faixas adicionais em ambos
os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em
cada sentido.
Três rodovias de ligação entre municípios da Região
Metropolitana de Curitiba (RMC) integram o Lote 1. São elas a PR-427 entre a Lapa e Porto Amazonas,
a PR-423 entre Araucária e Campo Largo, e a BR-476 entre a Lapa e Araucária.
As melhorias nesses trechos envolvem duplicações, viadutos, trincheiras, faixas
adicionais e melhorias ambientais.
Por fim, haverá a duplicação de 156,3 km da BR-277,
com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, até o Trevo do Relógio, em
Prudentópolis, passando por Palmeira e Irati. As obras devem iniciar já no
terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de
acesso para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau
Cgriczinski, acesso para Irati.
Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas
adicionais na BR-277, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o
Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo
uma de 14,20 km e a outra de 13,30 km.
INOVAÇÕES –
Os novos contratos também possibilitam a implantação gradativa do sistema free
flow, o que permitirá que em alguns anos o valor a ser pago por quem trafega
pelas rodovias seja proporcional ao trecho percorrido, o que exige justamente
esse parâmetro por km rodado. A nova tecnologia, que envolverá a cobrança
automática por meio de pórticos instalados nas rodovias, já é amplamente
adotada em países da Europa, nos Estados Unidos e na China, garantido que os
usuários paguem apenas pelo trecho percorrido, e não por toda a extensão da
rodovia pedagiada.
Outras inovações previstas são câmeras com tecnologia OCR,
que permitem reconhecimento de placas de veículos, em pontos estratégicos;
Painéis de Mensagem Variável (PMV); iluminação em LED em pontos críticos, como
trechos urbanos, viadutos e entroncamentos; sistema de pesagem automático em
movimento (WIM) de caminhões; e sistema de monitoramento meteorológico
próprio.
Outra novidade é a disponibilização de internet nos pontos
de atendimento ao usuário e áreas de descanso para caminhoneiros, e sistema de
comunicação WiFi em 100% da rodovia, para acesso ao canal de atendimento
ao usuário.
PRESENÇAS – Acompanharam a cerimônia na B3 o chefe da Casa Civil, João
Carlos Ortega; os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro
Alex; do Planejamento, Guto Silva; das Cidades, Eduardo Pimentel; do Turismo,
Marcio Nunes; o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti; os presidentes da
Ferroeste, André Gonçalves; da Amep, Gilson Santos; da Faciap, Fernando Moraes;
da Fetranspar, Sérgio Malucelli; do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; o
assessor de Assuntos Estratégicos da Fiep, João Arthur Mohr; os prefeitos
de Campo Largo, Maurício Rivabem, e de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; o
presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o deputado estadual
Alexandre Curi; além de autoridades do governo federal e da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT).
Fonte: AEN
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