quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Eleições na Argentina: pesquisas indicam possível 2º Turno entre Milei e Massa

 Candidato ultraliberal surpreende nas primárias e lidera pesquisas para o segundo turno, desafiando o atual ministro da Economia

Uma foto combinada mostra os pré-candidatos presidenciais argentinos Sergio Massa, Patricia Bullrich, Horacio Rodriguez Larreta e o candidato Javier Milei, em Buenos Aires, Argentina, julho de 2023. (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian e Matias Baglietto)

As recentes pesquisas eleitorais na Argentina estão apontando para um cenário de polarização política, sugerindo a possibilidade de um segundo turno eleitoral entre o candidato ultraliberal Javier Milei e o peronista Sergio Massa, que representa o governo de Alberto Fernández, destaca reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Os resultados das eleições primárias (Paso), que não definem vencedores, mas estabelecem os concorrentes do primeiro turno marcado para 22 de outubro, surpreenderam os argentinos e levaram Milei a assumir a liderança, conquistando 30% dos votos em sua chapa "A Liberdade Avança". Massa ficou em segundo lugar, com 21,4% dos votos, e Patricia Bullrich ficou em terceiro, com 17%.


A reportagem ainda destaca que, ao contrário de Massa, a ex-ministra da Segurança, Patricia Bullrich, enfrentou um concorrente competitivo dentro de sua própria aliança, o chefe do governo de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta. Somando as duas alternativas da direita tradicional, a coalizão Juntos por el Cambio ficou em segundo lugar, com 28,3% dos votos.

Essa situação alimentou especulações sobre uma possível transferência de votos para Bullrich, o que poderia impedir a ida de Massa para o segundo turno. No entanto, as pesquisas recentes não confirmam essa hipótese.

Uma pesquisa encomendada pela aliança de Massa, a União pela Pátria, realizada pela consultora Analogías, sugere que Milei conquistaria uma vaga no segundo turno com 32,1% dos votos, superando Massa, que teria 26,8%. Bullrich ficaria em terceiro lugar, com 20,9%. A margem de erro da pesquisa, baseada em 2.523 entrevistas telefônicas entre 18 e 21 de agosto, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Outra pesquisa da Opinaia também aponta um cenário semelhante, com Milei liderando as intenções de voto com 35%, seguido por Massa com 25% e Bullrich com 23%. A diferença nesta sondagem é que o segundo e terceiro colocados estão empatados dentro da margem de erro de 2,2%. A pesquisa, baseada em 2.000 entrevistas online realizadas entre 15 e 23 de agosto, sugere uma possível chance de Bullrich conquistar uma vaga no segundo turno em detrimento de Massa.

No entanto, é importante considerar que as pesquisas precisam ser interpretadas com cautela. Embora tenham identificado o crescimento do candidato Milei, um economista que propõe medidas radicais como a eliminação do Banco Central da Argentina e a comercialização de órgãos humanos, os institutos não previram sua liderança nas primárias.

Adicionalmente, a Argentina enfrenta instabilidade econômica, o que torna a opinião pública mais volátil. Com isso em mente, Massa, atual ministro da Economia, anunciou medidas no domingo para fortalecer o consumo, mitigar o impacto da desvalorização da moeda e combater a inflação. Essas medidas incluem abonos fiscais e bônus extraordinários para trabalhadores e aposentados, com o objetivo de apoiar diversos setores da economia.

Fonte: Brasil 247 com informações da Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário