sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Capacitação do Senar agrega no processo de certificação orgânica de hortas municipais



 Integrantes do Programa de Hortas Solidárias da Prefeitura de Apucarana concluem neste sábado (25/08), junto ao Espaço Empreender, o curso de técnicas e manejo de hortas orgânicas. A atividade prática, coordenada pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), será ministrada pelo engenheiro agrônomo André Albanese, que é instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo explica a secretária da pasta, Denise Canesin, ao longo da aprendizagem os horticultores do projeto municipal puderam assimilar novos conhecimentos sobre compostagem, uso e produção de biofertilizantes e defensivos biológicos. “Mais uma importante etapa que tem como foco a certificação de nossas hortas como de cultivo orgânico”, acentua Denise. Ela lembra que o Programa de Hortas Solidárias funciona atualmente em 36 locais, somando cerca de 16 mil metros quadrados de plantio. “Mais de 2 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelas  atividades nas hortas, instaladas em locais como escolas, unidades de saúde, entidades de assistência social e até na unidade de Apucarana da Polícia Científica”, afirma a secretária.


A aula de conclusão do curso tem início às 8 horas, com previsão de encerramento às 13 horas. “Nesta atividade prática o instrutor vai orientar a produção de uma calda biológica que, posteriormente, será utilizada em todas as nossas hortas do projeto. Também vamos promover plantio junto a um canteiro já preparado na Horta Empreender”, explica Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Hortas Solidárias. Ela conta que a capacitação envolveu 8 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas.

O prefeito Júnior da Femac frisa que o programa municipal, que no ano passado foi referenciado no X Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação especial da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), promove saúde, inclusão e bem-estar social, além de gerar trabalho e renda à população. “Uma iniciativa transformadora de vidas, que está em constante aprimoramento, sendo o foco atual a busca pela certificação dos nossos espaços como de cultivo orgânico. Um processo, que está no início, mas que já representa um marco no programa e na política de segurança alimentar do Município”, ressalta o prefeito, pontuando que a busca pela certificação vem sendo acompanhada por profissionais ligados ao Núcleo de Agroecologia (Neagro) da UEL, Paraná Mais Orgânico e Tecpar.

Fonte: Prefeitura de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário