quarta-feira, 12 de julho de 2023

São João do Ivaí conhece programas de acolhimento familiar de Apucarana


 Uma comitiva de gestoras da Prefeitura de São João do Ivaí, cidade de 11 mil habitantes localizada a 80 quilômetros de Apucarana, esteve em Apucarana nesta quarta-feira (12/07) para conhecer na prática a condução dos serviços de acolhimento familiar desenvolvidos pela Secretaria da Assistência Social.

Recepcionadas na sede dos serviços pela secretária Jossuela Pirelli e pela equipe técnica que gerencia os Programas Família Acolhedora e Família Guardiã, as visitantes relataram que após um curso de formação realizado em Curitiba tiveram Apucarana como referencial.

“Viemos com o intuito de saber mais sobre todas as ações realizadas pela prefeitura neste setor, que são referências no Paraná, mas com foco maior no Programa Família Acolhedora, pois é o um objetivo da prefeita Carla Emerenciano implementar o modelo em nosso município”, disse Maíra Vieira, secretária Municipal de Ação Social e Assuntos da Família, que esteve acompanhada da coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Aline Fernandes, da coordenadora do Programa Criança Feliz, Jéssica Gonçalves, e de Thassyana Alencar, integrante do órgão gestor da secretaria. “Atualmente, temos uma Casa Lar para o acolhimento de crianças e adolescentes. Com capacidade para 20, atualmente são 12 acolhidos”, relata a secretária de São João do Ivaí.

Após conhecerem a estrutura da sede do Serviço de Atendimento, que funciona na Rua Erasto Gaertner, nº 418, as gestoras receberam cópias de legislações e ouviram sobre a dinâmica de atendimento, que é direcionado a crianças e adolescentes que tiveram os direitos violados, foram afastados dos pais ou responsáveis e, temporariamente, estão sendo acolhidos por famílias que se cadastraram voluntariamente. “Este espaço é mantido através de uma parceria entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Apucarana. Tanto o Família Acolhedora, quanto o Família Guardiã visam o acolhimento familiar temporário, tendo como foco principal a reintegração à família de origem ou, não havendo essa possibilidade, encaminhamento para a lista de adoção”, disse Jossuela Pirelli, secretária da Assistência Social de Apucarana.

O aluguel da casa – que possui recepção, salas de reunião e de atendimento, cozinha e banheiros – é bancado com recursos do Governo Federal. Já toda a equipe técnica é da Prefeitura, que também repassa para às famílias acolhedoras 75% do salário mínimo e uma cesta básica mensal. “Neste local também funciona o Programa de Atendimento Psicológico às Crianças e Adolescentes Impactados pela Covid”, comunicou.

Durante a visita, Jossuela solicitou que o grupo transmitisse à prefeita Carla uma mensagem do prefeito Júnior da Femac. “Em virtude de viagem já agendada, ele não pode estar presente, mas pediu para reafirmar que Apucarana estará sempre à disposição para o compartilhamento de experiências”, disse.

Inscrições – Os interessados em participar do Programa Família Acolhedora em Apucarana devem preencher um formulário online disponível no site oficial da prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br). Informações também podem ser obtidas pelo instagram @familiaacolhedora.apuca. “Importante salientar o responsável pela Família Acolhedora, entre outros requisitos previsto na lei, precisa ser maior de idade, residir em Apucarana há mais de dois anos e não estar no Cadastro Nacional de Adoção (CNA)”, informa a secretária Jossuela Pirelli. Ela reforça que o objetivo do programa é garantir um ambiente comunitário de cuidado e segurança visando uma futura reintegração do acolhido à família de origem. “Isso está sendo colocado com muita clareza aos eventuais voluntários do programa. Não será possível a adoção, em hipótese alguma, da criança ou adolescente acolhido”, assinala.

Equipe Técnica – A equipe técnica que trabalha no Serviço de Acolhimento Familiar é formada por Isabella Silveira, diretora da proteção social especial, pela psicóloga Flávia Cristina Lorenzini Giardini Maximiano, pela assistente social Josiane Caniato e pelo assistente de atendimento, Renan Gonçalves dos Santos Torres.

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