segunda-feira, 3 de julho de 2023

PF prende quadrilha que falsificava diplomas para obter registros para falsos médicos

 

Diplomas universitários. (Foto: Reprodução)


A Polícia Federal (PF) articulou uma operação contra uma quadrilha que falsificava documentos de faculdades de medicina para obter falsos registros médicos. Ao menos 65 registros acadêmicos foram obtidos junto ao Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) com documentos fraudados. As informações foram reveladas após reportagem do Fantástico, da TV Globo.

Os criminosos criavam os documentos falsos extremamente semelhantes aos originais. Usavam papel de qualidade e reproduziam o logotipo de universidades. Na maioria das vezes, os dados eram da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Em junho, a PF cumpriu quatro mandados de prisão e três pessoas foram presas: Valdelírio Barroso Lima, Reinaldo Santos Ramos e Francisco Gomes Inocêncio Junior, que é médico. A quarta pessoa, Ana Maria Monteiro Neta, apontada como chefe da quadrilha, está foragida.

A UNEB disse que todos os documentos recebidos pelo CREMERJ não foram emitidos ou assinados pela universidade e são ilegítimos.

O conselho percebeu uma das fraudes quando uma funcionária desconfiou de documentos e avisou a PF, que iniciou a investigação. O órgão, por sua vez, afirmou que mudou o processo de checagem e anulou todos os sessenta e cinco registros obtidos de forma fraudulenta.

Fonte: DCM com reportagem do Fantástico, da TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário