segunda-feira, 3 de julho de 2023

Mercosul realiza cúpula nesta terça-feira com Venezuela e acordo comercial fora da pauta

 Em 2022, o comércio total do Mercosul com o resto do mundo registrou um total de US$ 752,6 bilhões, o maior valor histórico alcançado pelo bloco

Mercosul (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Os chefes de Estado dos países do Mercosul se reúnem nesta terça-feira (4) na cidade argentina de Puerto Iguazú, onde realizam a cúpula semestral do bloco comercial composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No domingo (2), os chanceleres dos países do bloco e da Bolívia, que está em processo de adesão ao Mercosul, participaram de uma reunião na mesma cidade. 

Um dos assuntos mais importantes da agenda do Mercosul hoje, uma resposta às novas exigências ambientais da Europa, não deve sair do encontro. Desde o vazamento, em março, de uma carta na qual a União Europeia apresenta rígidas condições para o avanço da ratificação de um tratado comercial, uma nuvem de desconfiança mútua se instalou e coloca em dúvida qualquer conclusão do acordo entre os blocos. Além disso, o regresso da Venezuela ao bloco, proposta apoiada pelo presidente Lula, ficou de fora da pauta.

Em 2022, o comércio total do Mercosul com o resto do mundo registrou um total de US$ 752,6 bilhões, o maior valor histórico alcançado pelo bloco. No comércio intrabloco, após uma fase de desaceleração comercial após a crise financeira de 2009 e a pandemia de Covid-19, nos últimos dois anos o comércio entre os sócios do bloco ganhou novo fôlego, superando em 38% os níveis pré-pandêmicos: passou de 33 bilhões em 2019 para 46 bilhões em 2022, o maior valor desde 2014. Os produtos com maior crescimento foram as manufaturas de origem industrial, incluindo veículos e produtos químicos.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário