segunda-feira, 24 de julho de 2023

Juiz federal determina arquivamento de quatro investigações contra Bolsonaro

 Juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal, atendeu a um pedido do MPF e determinou o arquivamento por falta de indícios de crimes

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

O juiz Frederico Botelho de Barros Viana, da 15ª Vara Federal, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou o arquivamento de quatro pedidos de investigação contra Jair Bolsonaro (PL) por falta de indícios de crimes. Segundo o Metrópoles, "apesar disso, o juiz destacou que, de acordo com o Código de Processo Penal, os casos poderão ser reabertos caso surjam novas provas". 


Os pedidos arquivados incluíam alegações de "suposta omissão na extradição de Allan dos Santos", feito pelo deputado Alencar Santana Braga (PT-SP); "ataques a Alexandre de Moraes em 2021", apresentado pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO); e "declarações sobre pesar um homem negro em 'arrobas'", feitos por parlamentares do PSol e PCdoB, além de uma solicitação similar apresentada pela Frente Ampla Democrática pelos Direitos Humanos.

Os pedidos de investigação haviam sido feitos por parlamentares por outros parlamentares em decorrência das condutas e declarações de Bolsonaro durante o seu mandato presidencial. Anteriormente, esses processos haviam sido apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas com a saída de Bolsonaro do cargo de presidente, os casos foram enviados à primeira instância.

Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário