segunda-feira, 31 de julho de 2023

Janja publica artigo no Le Monde: "os homens fazem as guerras e as mulheres sofrem as piores consequências"

 "É impossível imaginar superar as guerras e construir a paz sem a participação efetiva das mulheres", diz a primeira-dama

Rosângela Silva, a Janja (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou nesta segunda-feira (31) no jornal francês Le Monde um artigo intitulado: "os homens fazem as guerras e as mulheres sofrem as piores consequências".

"Elas são encarregadas de defender a dignidade de suas famílias e comunidades durante situações de conflito. Portanto, é impossível imaginar superar as guerras e construir a paz sem a participação efetiva das mulheres", diz Janja no texto.


Segundo a primeira-dama, "a guerra é um instrumento de perpetuação das desigualdades econômicas, sociais, raciais e de gênero" e penaliza ainda mais a população já em situação de vulnerabilidade. Especificamente sobre as mulheres, ela detalhou: "também enfatizo o preço pago pelas mulheres, meninas e crianças durante as guerras e suas consequências. Na realidade, sabemos que o papel socialmente construído das mulheres coloca sobre seus ombros o peso e a carga de suas famílias e comunidades, e que elas estão particularmente preocupadas com a questão de sua subsistência e futuro".

"Nas regiões onde a violência é parte do cotidiano, as mulheres e meninas têm a responsabilidade de manter alguma forma de normalidade e, ao mesmo tempo, são as mais expostas aos diferentes tipos de violência provocados pela guerra, especialmente aquelas de natureza sistemática exercidas contra seus corpos", complementou.

Fonte: Brasil 247 com informações do Le Monde

Nenhum comentário:

Postar um comentário