quarta-feira, 5 de julho de 2023

Ipea revisa para cima projeção de crescimento e para baixo o resultado da inflação

 A previsão de crescimento do PIB foi ajustada para cima, passando de 1,4% para 2,2% em 2023

Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Após uma análise positiva do cenário econômico do segundo trimestre deste ano, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizaram uma revisão das projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e para a inflação. Os resultados mostram que o Ipea praticamente se alinha com as expectativas do mercado, conforme divulgado no relatório Focus desta segunda-feira.

A previsão de crescimento do PIB foi ajustada para cima, passando de 1,4% para 2,2% em 2023, enquanto a projeção para o resultado de 2024 permanece em 2%. No que diz respeito à inflação, o Ipea reduziu a estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,6% para 5,1%, segundo informa a coluna da jornalista Miriam Leitão, no Globo.

Segundo o Ipea, esse desempenho positivo reflete, em grande parte, a excepcional performance do setor agropecuário, bem como a resiliência dos indicadores do mercado de trabalho. Os pesquisadores argumentam que a revisão das expectativas de crescimento está diretamente relacionada ao movimento observado na demanda agregada. O aumento da demanda externa por commodities brasileiras impulsionado pela reabertura econômica na China e pela estabilidade das economias ocidentais em meio às medidas de aperto monetário também desempenhou um papel significativo.

Fonte: Brasil 247 com informações da coluna da jornalista Miriam Leitão, no jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário