A presença do “Expresso Instituto Sicoob” em Apucarana, um ônibus adaptado que percorre o Brasil oferecendo de forma gratuita cursos de qualificação através de plataforma Ead (Ensino a Distância), conta com parceria da Prefeitura de Apucarana.
Através da estrutura, que chegou na segunda-feira e permanece até sexta-feira ancorada junto ao estacionamento da agência Sicoob da Avenida Curitiba, mulheres e familiares atendidos pelos variados serviços da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf) estão tendo a oportunidade de participar – à livre escolha – de 37 opções de capacitação com direito a certificado. “Uma oportunidade valiosa e gratuita de capacitação e atualização de conhecimentos que está sendo aproveitada por muitos empreendedores solidários”, destaca Denise Canesin, secretária da Mulher.
A ação cooperativista, que percorre o país, tem como público prioritário pessoas vinculadas a projetos sociais de prefeituras ou de organizações da sociedade civil, cooperados, universitários e alunos de escolas públicas e privadas. Integrante da Rede de Mulheres Solidárias, Sandra Aparecida de Souza Gianjoppi Citolino, cursou “Técnicas de Empreendedorismo”. “O conteúdo falou sobre atitudes empreendedoras. Uma oportunidade maravilhosa. O que aprendi com certeza vai fazer a diferença no meu dia a dia”, avaliou. Membro de um empreendimento solidário intrafamiliar, Israel Costa participou dos cursos “Trabalho em Equipe” e “Fundamentos da Inteligência Emocional”. Ele, que juntamente com a esposa Márcia Vicente e a filha Maria Júlia, passaram pela capacitação municipal e há um ano gerenciam o empreendimento solidário “Divino Suco”, aprovou a parceria. “As oportunidades existem para todos, ganha quem sabe aproveitá-las. Aprendi coisas novas hoje que vou compartilhar com minha esposa e filha. Capacitar-se é muito importante. O ganho é de todos, ou seja, do empreendimento e do cliente”, disse Costa. Outra componente da rede, a artesão Salete Ferraz, também fez o curso “Fundamentos da Inteligência Emocional”. “Gostei bastante da matéria aplicada e, como bem disse a professora, é um curso cujo aprendizado nunca termina, vou levar para a minha vida, para o meu trabalho”, aprovou.
Até sexta-feira, todas as pessoas que passaram pela formação da economia solidária ou cursos do Centro de Oficinas da Mulher podem participar do “Expresso Instituto Sicoob”. “Basta entrar em contato com a nossa secretaria para agendamento”, orienta Denise Canesin, secretária da Semaf, destacando que a coordenação local – junto ao ônibus – está a cargo da superintendente Bete Berton.
Os cursos são abertos a pessoas a partir dos 14 anos de idade em comunidades onde o Sicoob atua. “Uma iniciativa que está em consonância com o que defendemos e trabalhamos em Apucarana dentro do Programa Portas Abertas do Centro de Qualificação Total da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego, e também da nossa Secretaria da Mulher, que é promover formação profissional, capacitando o cidadão para o mercado de trabalho em diversas áreas do conhecimento”, disse o prefeito Júnior da Femac.
Em Apucarana, o Expresso Instituto Sicoob tem coordenação voluntária dos colaboradores Gregory Pereira Galvão, pessoa de Apoio Estratégico; e Lucas Almeida dos Santos, pessoa de Atendimento Estratégico. Além da Prefeitura de Apucarana, a passagem da unidade pelo município tem parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e CIEE-PR. Paralelo à unidade móvel, também está presente a Clínica Financeira do Sicoob, uma estrutura volante de consultoria financeira inicial e gratuita, que funciona em um veículo utilitário (van), que tem como responsável a também colaboradora voluntária Luciana Padula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário