domingo, 11 de junho de 2023

PT vai insistir em ações no TSE mesmo se Bolsonaro ficar inelegível

 Partido entende que, mesmo se Bolsonaro já for impedido de concorrer, as ações propostas na Corte devem ser mantidas por possuírem caráter mais amplo e incluírem outros políticos

Jair Bolsonaro (círculo) (Foto: ABR | REUTERS/Suamy Beydoun)

O PT planeja insistir nas ações protocoladas contra Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mesmo se o ex-ocupante do Planalto se tornar inelegível no julgamento previsto para o dia 22 de junho, informa a coluna Painel da Folha de S. Paulo.

O julgamento em questão vem de uma ação protocolada pelo PDT e questiona a reunião golpista promovida por Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores internacionais no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Na ocasião, o ex-chefe do Executivo fez ataques ao sistema eleitoral brasileiro e pode se tornar inelegível por isso.

O PT, no entanto, entende que, mesmo se Bolsonaro já for impedido de concorrer, as ações propostas pelo partido na Corte devem ser mantidas por possuírem um caráter mais amplo e incluírem outros políticos.

Por exemplo, uma das ações com maior probabilidade de avançar se refere à sabotagem eleitoral promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas eleições do ano passado, quando o órgão fez operações de fiscalização contra veículos que transportavam eleitores petistas a fim de impedir ou dificultar sua chegada aos locais de votação. Neste caso, o ex-diretor-geral da corporação Silvinei Vasques também deve receber punições.

Além disso, o PT também espera que a ação questionando a liberação do "pacote de bondades" pelo governo Bolsonaro durante a campanha eleitoral, comprometendo as contas do país e da Caixa Econômica Federal. Neste caso, Daniela Marques, a ex-presidente do banco, também é investigada.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário