Período de inscrição é até sexta-feira, com 276.566 bolsas de estudo disponíveis em cursos superiores de instituições privadas
O Programa Universidade para Todos (Prouni) deu início às inscrições para o seu processo seletivo do segundo semestre de 2023 nesta terça-feira (27). Os interessados poderão inscrever-se até às 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (30). O Ministério da Educação (MEC) anunciou a disponibilidade de 276.566 bolsas de estudo, divididas entre 215.530 bolsas integrais (100%) e 61.036 bolsas parciais (50%). As oportunidades são para cursos de graduação e superiores sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.
Para realizar a inscrição, que é gratuita, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Prouni, programa federal que concede bolsas de estudos, tem processos seletivos semestrais desde a sua criação em 2004. Ele é destinado a estudantes que não possuem diploma de nível superior.
Para participar, é necessário que o candidato tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das duas últimas edições (2021 ou 2022), alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e obtido nota na redação superior a zero. Além disso, os candidatos às bolsas integrais devem comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Lembrando que o salário mínimo atual no Brasil é de R$ 1.320,00.
Segundo o Edital nº 9/2023, de 7 de junho, os candidatos também devem atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou particular na condição de bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública de ensino, concorrendo a bolsas nos cursos de pedagogia e licenciatura voltados à formação do magistério da educação básica, sem requisitos de renda.
Para realizar a inscrição, o participante precisa possuir cadastro no login Único do Governo Federal e criar uma conta no portal Gov.br. Após realizar o login, o candidato deve informar um e-mail e número de telefone válido, preencher dados cadastrais próprios e do grupo familiar e selecionar, por ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência entre as disponíveis.
O processo seletivo do Prouni 2023/2 conta com duas chamadas sucessivas. Os resultados serão divulgados no Portal Acesso Único no dia 4 de julho para a primeira chamada e 24 de julho para a segunda chamada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.
Fonte: Brasil 247 com informações de Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário