quinta-feira, 22 de junho de 2023

Perto de ficar inelegível, Bolsonaro é abandonado por aliados e enfrenta isolamento político

 TSE inicia nesta quinta-feira julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível por oito anos. Aliados na política, no Judiciário e nas Forças Armadas se afastaram

TSE, Jair Bolsonaro e a urna eletrônica (Foto: ABR)

Jair Bolsonaro (PL) enfrenta um cenário político cada vez mais desfavorável à medida que se aproxima seu julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com críticas se intensificando e o isolamento aumentando, Bolsonaro se vê distante de qualquer respaldo no entorno político, informa Bela Megale, do jornal O Globo. O julgamento no TSE promete trazer consequências significativas para o futuro político de Bolsonaro, podendo torná-lo inelegível por oito anos.

Com isso, Bolsonaro enfrenta seu período de maior isolamento e vem tendo dificuldades em manter aliados próximos. Políticos que antes o apoiavam agora se distanciam, buscando proteger suas próprias imagens diante das polêmicas envolvendo a figura do ex-mandatário.  "A queixa principal é de que a maioria dos integrantes do governo passado sumiu, assim como boa parte da cúpula militares com quem o ex-presidente tinha contato direto e constante e de membros do Judiciário. Auxiliares do capitão afirmam que o telefone do presidente toca com menos frequência e que são poucos os que aparecem para lhe oferecer ajuda", relata a jornalista.

Já praticamente colocado de fora do jogo político-eleitoral, Bolsonaro não tem sido mais tratado como “player político” e nem sequer tem sido chamado para conversas de alto nível estratégico.

Fonte: Brasil 247 com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário