sexta-feira, 2 de junho de 2023

MDB busca protagonismo no Paraná


Para as eleições municipais de 2024 a ordem dentro do MDB é lançar candidato a prefeito ou vice em 398 municípios. Só em uma cidade o MDB não teria candidato: Curitiba onde o partido deve apoiar Eduardo Pimentel para a disputa da prefeitura.

Ex-senador Osmar Dias e ex-prefeito de Curitiba Gustavo Fruet estão no "radar" do MDB


 O MDB do Paraná está jogando pesado nos bastidores para atrair deputados e lideranças e assim ganhar musculatura para as eleições municipais de 2024 e a de 2026.

Uma das primeiras estratégias da direção é repatriar os deputados estaduais que deixaram o PMDB. E nesta lista tem gente de peso. Alexandre Curi, por exemplo, que foi o mais votado na eleição para a Assembleia Legislativa em 2022, com quase 250 ml votos, está na mira e já foi convidado.

O MDB também já abriu conversas com os deputados Luiz Cláudio Romanelli e Artagão Júnior. Vamos lembrar que todos este deputados já eram do MDB e só saíram depois de uma guerra interna travada com Roberto Requião.  Na época, o Requião tinha deixado o governo do Estado e os deputados começavam a acenar para o governador Beto Richa (PSDB). Irritado, Requião expulsou os deputados do partido.

O MDB tentou repatriar estes deputados estaduais no ano passado, antes da eleição. Mas houve uma decisão interna do partido que não queria filiar deputado eleito. Internamente, hoje o MDB admite que foi uma decisão errada. Curi, Romanelli e Artagão acabam migrando para o PSD do governador Ratinho Junior.

Outros nomes estão no radar do MDB. O partido tem interesse no retorno de Gustavo Fruet, que foi deputado federal, prefeito de Curitiba e hoje está no PDT. Quem também foi convidado foi o ex-senador Osmar Dias, que saiu do cenário político pouco antes da eleição de 2018 quando liderava as pesquisas eleitorais. O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná , Artagão de Mattos Leão, pai do deputado Artagão Jr. foi convidado também para ingressar no MDB.

Se todos aceitarem o convite, o MDB já seria uma das maiores bancadas da Assembleia Legislativa — que hoje já conta com Anibelli Neto, presidente estadual da legenda e Batatinha. Na Câmara Federal, o representante do MDB do Paraná é Sérgio Souza.

Para as eleições municipais de 2024 a ordem dentro do MDB é lançar candidato a prefeito ou vice em 398 municípios. Só em uma cidade o MDB não teria candidato: Curitiba.

O Blog Politicamente apurou que o MDB já apertou a mão do governador Ratinho Junior e vai apoiar Eduardo Pimentel para a disputa da prefeitura de Curitiba. Para o governo do Paraná, em 2026, o nome do partido seria o do Alexandre Curi — caso a repatriação fosse bem sucedida. Sem dúvida, o MDB estaria de novo ao cenário político do Paraná, mas como protagonista e não coadjuvante.

Fonte: Blog Politicamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário