quinta-feira, 22 de junho de 2023

Julgamento de Bolsonaro no TSE é suspenso e será retomado na próxima terça

 

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, suspendeu o julgamento de Jair Bolsonaro (PL). A análise da ação que pode deixar o ex-presidente inelegível será retomada na próxima terça-feira (27), às 19h.

Os magistrados decidirão se ele deve ficar inelegível por convocar a reunião, três meses antes das eleições, para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro sem apresentar provas nesse sentido.

A corte tem sete ministros. Três deles oriundos do STF (Supremo Tribunal Federal), dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois da advocacia.

A ordem de votação será a seguinte: começa pelos dois ministros do STJ, Benedito Gonçalves, relator da ação, e na sequência Raul Araújo. Depois votam Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares. Por fim, os membros do STF, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Os sete ministros do TSE julgarão a ação protocolada pelo PDT que acusa Bolsonaro de ter cometido abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores em julho do ano passado, transmitida pela TV Brasil.

Fonte: Agenda do Poder com informações da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário