Exoneração de Gabriel Galípolo foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira
O governo federal anunciou, por meio do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20), a exoneração de Gabriel Galípolo do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda. A partir de agora, Galípolo deixará o posto de número 2 na pasta para assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC). O seu substituto no ministério será Dário Durigan, ex-diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil.
Com a indicação, Galípolo deverá passar por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A data da sabatina será marcada pelo presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), após a Casa receber o currículo dos indicados e designar um relator . Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o nome de Galípolo para integrar a autoridade monetária foi sugerido pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
De acordo com o Metrópoles, Dário Durigan, o novo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, é um profissional com vasta experiência na área jurídica e já trabalhou anteriormente com Haddad durante sua gestão como prefeito de São Paulo. Advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito e Pesquisa Jurídica pela Universidade de Brasília (UnB), Durigan também acumula experiência em cargos públicos, tendo passado pela Advocacia-Geral da União e pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.
Antes de ser indicado para o segundo posto mais alto da pasta, ele ocupava o cargo de Head de Políticas Públicas do WhatsApp Brasil desde 2020.
Fonte: Brasil 247 com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário