Tribunal Superior Eleitoral inicia na quinta-feira (22) o julgamento de uma ação que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos
Faltando poucos dias para o julgamento da ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode decretar sua inelegibilidade, Jair Bolsonaro (PL) expressou preocupação com os indícios que tem recebido. Durante um evento de filiação de prefeitos de São Paulo ao PL, realizado em Jundiaí no último sábado, Bolsonaro afirmou que ele e seus apoiadores não devem temer o resultado do julgamento, marcado para iniciar nesta quinta-feira (22).
"Não vamos apavorar com o resultado que vier. Obviamente, não quero perder os direitos políticos. A gente quer continuar vivo confiante com o país. Nós temos esse problema agora. Até mesmo uma suspeita de inelegibilidade porque me reuni com embaixadores antes do período eleitoral. Vamos enfrentar isso no dia 22 agora. Já sabemos que os indicativos não são bons, mas eu estou tranquilo", afirmou Jair Bolsonaro.
Segundo a colunista Bela Megale, do Globo, o círculo próximo ao ex-presidente teme uma derrota por 7 votos a 0 na Corte, que é composta principalmente por ministros indicados pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi seu adversário nas eleições passadas.
O desfecho do julgamento, que pode ser concluído só em setembro, pode torná-lo inelegível por oito anos. Na prática, isso inviabiliza que Bolsonaro se candidate nas eleições de 2026 e 2030.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário