Jair Bolsonaro tem um plano caso seja julgado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no próximo dia 22. O ex-presidente acredita que terá um papel importante nas eleições municipais de 2024, assim como na eleição presidencial de 2026. Mesmo que não possa disputar um mandato, ele é considerado um “cabo eleitoral” de peso. As informações são da coluna de Paulo Cappelli, no Metrópoles.
Atualmente, a principal aposta de Bolsonaro nas eleições de 2026, caso fique inelegível, é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O ex-mandatário, porém, não descarta o nome do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O seu filho, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), também estão no radar.
A definição vai depender do cenário político dos próximos meses, com o andamento da CPI dos Atos Golpistas e, principalmente, com decisão do TSE sobre sua inelegibilidade.
Caso seja julgado inelegível, Bolsonaro pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, uma decisão favorável da Corte a ele é vista como improvável.
Fonte: DCM com informações da coluna de Paulo Cappelli no Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário