Em fevereiro de 2021, o então ministro da Economia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes, afirmou que o Brasil poderia se tornar uma “nova Argentina” dentro de seis meses ou uma “Venezuela” no período de 1 ano e meio no governo Lula. Internautas resgataram a declaração e Guedes virou piada nas redes.
“Para virar a Argentina, seis meses. Para virar a Venezuela, um ano e meio. Se fizer errado, vai rápido. Agora, quer ir para o outro lado? Quer virar Alemanha ou Estados Unidos? 10 ou 15 anos na outra direção”, afirmou Guedes na época.
Segundo o ex-ministro, a condição para isso seria continuar as políticas públicas de governos anteriores ao de Bolsonaro, que beneficiavam grandes empresas com empréstimos de bancos públicos e o descontrole dos gastos do governo, aliado à escalada da taxa básica de juros.
O cenário, no entanto, está bem diferente daquele previsto por Guedes. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 1,9% nos três primeiros meses do ano na comparação com os três meses do ano passado. Além disso, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) surpreendeu analistas do mercado financeiro e fechou o mês passado em 0,23%.
Nas redes sociais, o ex-ministro é um dos assuntos mais comentados. “Paulo Guedes” virou chacota e foi parar nos Trending Topics do Twitter. Confira a repercussão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário