quinta-feira, 25 de maio de 2023

Lula troca militares do GSI e outros nomeados por Bolsonaro, inclusive irmão do presidente da CPI do MST

 General Marcelo Lorenzini Zucco foi demitido do cargo de Comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva

Presidente Lula e militares (Foto: Ricardo Stuckert)


O presidente Lula, do PT, demitiu o general Marcelo Lorenzini Zucco do cargo de Comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, informa o site Congresso em Foco. O general é irmão do deputado Tenente Coronel Zucco, do Republicanos-RS, que preside a comissão parlamentar de inquérito (CPI) responsável por investigar as ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (25) como parte das decisões tomadas pelo presidente Lula. Com essa medida, o general Marcelo Lorenzini Zucco passa a ocupar o cargo de adido ao Comando Militar do Sul, uma posição inferior à que ele anteriormente ocupava. No total, Lula substituiu 10 militares de alta patente que estavam em cargos desde o governo anterior de Jair Bolsonaro.

Essas substituições fazem parte de uma série de medidas adotadas pelo governo Lula em resposta aos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. Essas ações foram tomadas após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Recentemente, Moraes autorizou a Polícia Federal a dar prosseguimento às investigações sobre a participação do deputado Tenente Coronel Zucco nos referidos atos golpistas de janeiro.

Fonte: Brasil 247 com informações do site Congresso em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário