Presidente Lula já afirmou querer usar os bancos públicos para fomentar investimentos, gerando empregos e contribuindo para o desempenho da economia
Pela primeira vez desde 2016, o crescimento da carteira de crédito dos bancos públicos superou o ritmo dos bancos privados, de acordo com os dados mais recentes da autoridade monetária. Nos últimos 12 meses encerrados em março, a carteira de crédito dos bancos públicos cresceu 13,78%, em comparação com 10,89% dos bancos privados de controle nacional. A última vez que os bancos públicos registraram um crescimento maior do que os bancos privados foi em julho de 2016.
Analistas de mercado ouvidos pela Folha de S. Paulo observam que o ritmo de crescimento dos bancos públicos começou a aumentar em meados de 2022, possivelmente como resultado da alta da Selic. Os bancos públicos têm uma atuação maior no crédito direcionado, que é voltado para linhas como agronegócio e habitação e sente menos o efeito do aumento dos juros do que as linhas de crédito livre. Nos últimos 12 meses encerrados em março, o saldo do crédito direcionado registrou expansão de 14,2%, enquanto o livre cresceu 10,5%.
Os números dos bancos públicos indicam as intenções do governo de utilizar as instituições financeiras estatais para estimular o crescimento econômico. O presidente Lula (PT) afirmou que lançará um programa para que os bancos públicos e de desenvolvimento sejam usados para a promoção de investimentos, gerando empregos e contribuindo para um melhor desempenho da economia.
Fonte: Brasil 247 com Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário