sábado, 27 de maio de 2023

Cavalo saudita de ouro e cobre dado a Michelle Bolsonaro vale mais de R$ 24 mil, avalia PF

 

Miniatura de cavalo dado à Michelle Bolsonaro. Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal apontou que a miniatura de um cavalo, dado a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, tem valor de mercado de R$ 24.855,62. A peça foi um presente do governo da Arábia Saudita e é composta, majoritariamente, de cobre.

“As imagens foram analisadas em todos os planos anatômicos (coronal, axial e sagital), conjuntamente ao processo de reconstruções tridimensionais do corpo da escultura, três membros e base, a fim de subsidiar a análise do material questionado”, diz um trecho do laudo.

Para os peritos, embora o cobre possa ser um material barato e representa entre 89,02% e 94,18% da peça, há também prata (3,44% a 6,27%) e ouro (1,39% a 3,9%).

A peça também conta com uma inscrição em árabe, em nome de “Sua Alteza Real, o Príncipe Abdulaziz bin Salman Al Saude, ministro de Energia”, como cumprimentos.

Ao tentar esconder a miniatura para supostamente passar ilegalmente pela receita federal, houve danos em três das quatro patas do cavalo.

“O material apresenta danos posteriores, indicativos de manuseio incorreto e que abrangem a sua embalagem própria de acondicionamento. Esses danos prejudicam a sua estética e impede o seu uso expositivo, ornamentativo e/ou para composição de acervo, necessitando de reparos”.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário