Deputados do DF querem reconhecer os esforços de Cappelli e de outros agentes públicos no restabelecimento da ordem constitucional na capital federal
Em uma cerimônia solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta terça-feira (23), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, receberá o título de cidadão honorário de Brasília, informa Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. A homenagem será concedida em reconhecimento à sua atuação durante os 23 dias de intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal, após os ataques ocorridos em 8 de janeiro.
Naquela data, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em uma tentativa de golpe de estado. Em questão de horas, ocorreram danos ao patrimônio público, com áreas internas do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) sendo vandalizadas. O presidente Lula (PT) determinou uma intervenção federal e escolheu Cappelli como interventor, por indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino.
O evento contará com a presença de Flávio Dino e dos ministros Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e José Múcio, da Defesa, além do ex-chanceler Celso Amorim. O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), também deve comparecer.
A concessão do título de cidadão honorário ao secretário-executivo Cappelli é uma forma dos deputados distritais reconhecerem os esforços dele e de outros agentes públicos para restabelecer a ordem constitucional. A sessão solene também é considerada um manifesto em prol da democracia.
Fonte: Brasil 247 com Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário