TRE-PR deve definir quem assumirá o mandato
A cassação do deputado federal pelo Paraná Deltan Dallagnol pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gerou uma disputa pela vaga na Câmara entre seu partido, o Podemos, e o Partido Liberal (PL), informou o jornal O Globo. O Tribunal Regional Eleitoral paranaense deve decidir nesta quarta-feira (18) se o primeiro suplente de Deltan pode assumir o mandato sem ter atingido o quociente eleitoral.
Com o Podemos lutando para manter a vaga de Deltan, o PL tem defendido nos bastidores do TRE-PR para assumir a vaga. O partido argumenta que no lugar de Deltan deve assumir Itamar Paim, que recebeu o quádruplo de votos do segundo candidato mais votado da legenda, Luiz Carlos Hauly. Por outro lado, o relator do julgamento que cassou Deltan afirmou que os 344 mil votos deveriam ser computados em favor do Podemos.
Enquanto isso, técnicos da Secretaria Judiciária do tribunal estão retotalizando os votos dentro do sistema de candidaturas da campanha eleitoral de 2022 para definir quem ficará com a vaga do ex-coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba. Com a definição do TRE-PR, o vencedor dessa disputa pode afetar a aritmética das bancadas de ambos os partidos e suas estratégias para as próximas eleições gerais em 2026.
Fonte: Brasil 247 com jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário