terça-feira, 30 de maio de 2023

ANPR divulga lista tríplice para o cargo de procurador-geral da República

 A lista é apenas uma sugestão e o presidente Lula já indicou que não irá segui-la

(Foto: Divulgação)


Apenas três nomes se inscreveram na lista tríplice dos procuradores para a escolha do próximo procurador-geral da República: Mario Bonsaglia, Luiza Frischeisen e José Adonis Callou, segundo a lista da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). 

A quantidade enxuta de procuradores se deve ao fato de o presidente Lula ter negado seguir a lista tríplice, que tem caráter sugestivo. O mandato do atual PGR, Augusto Aras, se encerra em setembro deste ano. 

Desde 2001, a ANPR tem enviado ao presidente da República os três nomes mais votados pelos membros do Ministério Público, para que o presidente escolha quem irá liderar o órgão pelos próximos dois anos, com a possibilidade de renovação.

Embora não exista uma obrigação legal, tanto Lula quanto Dilma Rousseff aceitaram a eleição da associação e indicaram o primeiro colocado da lista para ocupar o cargo de procurador-geral da República. Em 2001, Fernando Henrique Cardoso e, posteriormente, em 2019 e 2021, Jair Bolsonaro não indicaram um nome escolhido pelos procuradores. Em 2017, Michel Temer indicou a segunda colocada na lista, a sub-procuradora Raquel Dodge.

Fonte: Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário