Durante várias semanas o órgão constatou longas filas do lado de fora das agências com as pessoas ficando horas em pé com risco de ter a saúde prejudicada. De acordo com a análise feita os maiores problemas verificados foi quando da liberação de aposentadorias. O Procon sugeriu iniciar o atendimento nas salas de autoatendimento antes do horário padrão - 10 horas e ao mesmo tempo, ampliar o número de pessoas para atender aos idosos.
Articulações
constantes entre o Procon Apucarana e as gerências das instituições bancárias
sediadas na cidade tem permitindo maior agilidade no atendimento aos
consumidores. Com as medidas tomadas, reduziu o tempo de espera nas salas de
autoatendimento e mesmo nos caixas. Durante várias semanas, foram constatadas
filas longas no lado de fora das agências, prejudicando, inclusive, a saúde das
pessoas por ficarem horas de pé.
Conforme
análise da situação, os maiores problemas eram verificados quando da liberação
de benefícios e aposentadoria da Previdência Social, com formação de grandes
filas em horários que antecedem a abertura de agências. “O que observamos é que
muitos aposentados e pensionistas – idosos, principalmente – chegavam muito
cedo às portas das agências bancárias, aguardando o início dos atendimentos,
permanecendo de pé e até mesmo na chuva, acarretando problemas de saúde”,
explica o coordenador do Procon Apucarana, José Carlos Balan (foto).
Para minimizar
os problemas, foi sugerido, inicialmente, iniciar o atendimento nas salas de
autoatendimento antes do horário padrão – 10 horas e, ao mesmo tempo, ampliar o
número de pessoas para atender aos idosos. “Já havíamos recebido muitos
questionamentos sobre a atuação do Procon nesta situação e sempre procuramos
encontrar um meio de minimizar o problema das filas nas datas de pagamento dos
benefícios. Felizmente, os gerentes das agências foram bastante solícitos
quanto às nossas sugestões e, atualmente, há uma redução nas filas – não que
tenham acabado – mas o atendimento está mais rápido”, justifica ele.
O coordenador
do Procon lembra que não houve alteração na legislação que trata do tempo de
atendimento nos caixas das agências. Tanto a legislação municipal como a
estadual estabelecem tempo máximo de 20 minutos de espera nos dias normais e 30
minutos após feriados prolongados. Para os demais serviços não há uma limite de
tempo estabelecido.
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