A decisão do ministro do STF vale somente para os aparelhos apreendidos no momento das prisões em flagrante
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a periciar os dados dos aparelhos celulares dos presos por envolvimento nas invasões terroristas de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Ao todo, 1.390 bolsonaristas foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento nos atos golpistas.
"Os elementos de prova colhidos até o momento revelam fortes indícios de prática de delitos por pessoas presas em flagrante nos atos, sendo indispensável a obtenção dos dados telemáticos para a completa elucidação dos fatos, sobretudo para evitar o desaparecimento de provas e possibilitar a continuidade da investigação em curso", diz o ministro em sua decisão, que atende a um pedido da própria PF.
"Da mesma forma, a obtenção de dados armazenados em nuvem pode esclarecer as circunstâncias envolvendo as ações dos presos e denunciados como forma de estimular e fomentar os eventos efetivados em 8/1/2023 para atentar contra o abolirem o Estado democrático de Direito", acrescenta.
A decisão de Moraes vale somente para os aparelhos apreendidos no momento das prisões em flagrante.
Fonte: Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário