Aplicando recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura de Apucarana vai iniciar nesta semana um novo modelo de arborização. Além de comprar 2.500 mudas de espécies nativas e ornamentais, a empresa vencedora da licitação também ficará responsável em fazer – pelo período de três meses – a adubação, tutoramento da planta e irrigação.
De acordo com o prefeito Junior da Femac, atualmente Apucarana conta com as mudas produzidas no Viveiro Municipal e com eventuais doações de entidades e repasses de mudas de órgãos ambientais. “Pela primeira vez, o Município está comprando as mudas para reforçar a arborização no meio urbano, acolhendo uma sugestão do Conselho Municipal de Meio Ambiente”, pontua Junior da Femac.
O investimento total – somando as mudas, plantio e os custos de manutenção da planta por três meses – é de R$ 244 mil. “São árvores nativas e ornamentais, apropriadas para o plantio em área urbana, das espécies ipê, resedá, quaresmeira, manacá da serra e árvore samambaia”, cita Gentil Pereira, secretário municipal de meio ambiente.
As mudas, que têm entre 1,50 metro e 1,80 metro de altura, serão plantadas tanto na área central quanto nos bairros. “A empresa contratada possui equipamentos para fazer, quando necessário, o recorte da calçada e vai também imediatamente fazer o reparo e a limpeza”, completa Gentil, informando que a empresa vencedora da licitação é o Sítio Morrinhos Ltda, de Minas Gerais.
O superintendente municipal de meio Ambiente, Sérgio Bobig, afirma que as mudas já estão em Apucarana e o plantio começará ainda nesta semana. “Essa compra de mudas vai reforçar o trabalho de arborização no Município. O objetivo é que exista uma árvore na frente de cada residência em Apucarana. É sempre importante haver árvores em fase de crescimento e desenvolvimento, pois isso contribui com a absorção de carbono”, frisa Bobig.
Nenhum comentário:
Postar um comentário