A recepção aos participantes ficou a cargo do cacique payakan, indígena da etnia Tupi-Guarani do leste do Amazonas, cantando músicas de sua autoria em português e Tupi-Garani. O hino nacional foi entoado por ele em Tupi-Guarani.
Na fase preparatória à conferência aconteceram ao longo da última semana três dias de fóruns setoriais de teatro, música, dança, cinema, audiovisual, literatura, produção cultural, ONGs, patrimônio cultural, culturas populares, cultura afro-brasileira e indígena, artes visuais, moda, design e arte digital, artesanato e gastronomia. Nesses eventos foram inscritos delegados com poder de voto das 287 propostas apresentadas para aprovação na conferência.
Entre as propostas aprovadas estão à ampliação de espaços culturais e promoção de cultura nos bairros e o incentivo ao intercâmbio cultural para conhecimento de projetos desenvolvidos em outras cidades e que possam ser implementados em Apucarana.
“O objetivo da conferência é a construção do plano municipal de cultura que norteará as ações artísticas nos próximos 10 anos. É uma construção que deve ser feita em conjunto. Precisamos ouvir a comunidade, suas sugestões”, afirmou a secretária municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário