Grupo busca posições de consenso sobre modelo de novos pedágios e Copel
Dirigentes e representantes de oito partidos se
reúnem hoje em Curitiba para anunciar a formação de uma coalizão que pode unir
PT e PSDB – tradicionais adversários políticos no Estado. O objetivo do grupo é
buscar posições de consenso sobre temas como o novo modelo de concessão de
pedágio no Paraná e a venda de ações da Copel. Além do PT e do PSDB, também
integram a coalizão integrantes do PCdoB, PDT, PSB, PSOL, PV e Rede.
A articulação surge em um momento
decisivo da discussão sobre as novas concessões de rodovias entre os governos
Ratinho Jr e Lula. Enquanto o governador defende a manutenção do modelo
elaborado na gestão Bolsonaro, com leilão por menor tarifa e descontos condicionados
ao pagamento de aporte financeiro para a garantira de obras, o PT e o governo
federal trabalha para aumentar os descontos sobre a tarifa básica, reduzindo os
aportes.
Na semana passada, em visita a Foz do
Iguaçu e após encontro com deputados aliados no Estado, o presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT), afirmou a deputados aliados que pretende mudar o
edital de licitação para que as tarifas sejam menores e haja garantia de obras.
Na ocasião, Lula recebeu do presidente
do PT do Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato, um documento com propostas
para baixar a curva de desconto das tarifas no leilão, como a substituição de
aporte por compra de títulos públicos por parte das concessionárias, para
garantir a realização das obras.
Além disso, o material entregue pede
execução de obras no início do contrato, revisão de implementação de mais 15
praças e a localização das 27 atuais, recontagem de tráfego, redução do tempo
de contrato, licitação dos seis lotes juntos para ampliar a concorrência e
implementação de mecanismos de fiscalização e transparência.
De acordo com Chiorato, Lula manifestou, porém, que
a prioridade, no momento, é recuperar as estradas do Paraná que foram
fortemente atingidas pelas chuvas, como a BR-277, parcialmente interditada
desde novembro do ano passado após um deslizamento, e mais recentemente, pelo
afundamento da pista.
Pressão – O governo Ratinho Jr vem pressionando o governo federal a tomar uma decisão rápida sobre o modelo dos novos pedágios. O líder de Ratinho Jr na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) chegou a afirmar que o Estado só esperaria até o final de março. Caso não houvesse uma definição, o Paraná não delegaria mais à União, as rodovias estaduais, que representam cerca de um terço dos 3.300 quilômetros a serem concedidos. O próprio Ratinho Jr afirmou no início do ano que o Estado poderia ele mesmo licitar as suas próprias rodovias.
Fonte: Bem Paraná
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