sexta-feira, 17 de março de 2023

APUCARANA: Tempo chuvoso e alta temperatura exigem cuidado redobrado com a dengue


 O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde emitiram recentemente circular, 31/2023 e 16/2023, respectivamente, alertando sobre a necessidade de reforçar os cuidados com a dengue, devido estarmos vivenciando período de alta transmissão da doença. Os documentos dos órgãos de saúde federal e estadual afirmam que o aumento da temperatura e a alta incidência de chuva exigem maior controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti por parte do poder público e da população.

Conforme boletim da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, o município, dentro do atual ciclo epidemiológico, iniciado em agosto e que termina em julho, soma 24 casos da dengue. O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, reforça o alerta da Sesa e do Ministério da Saúde e apela para população redobrar os cuidados preventivos para evitar os criadouros do Aedes aegypti nas residências. O mosquito é transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Bachiega destaca que o trabalho dos agentes de controle de endemias e com a colaboração da população, Apucarana tem realizado um trabalho de referência na área de combate a dengue, “Conclamo aos apucaranenses para se manterem firmes nos cuidados para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti dos quintais. Juntos, podemos fazer a diferença”, afirma Bachiega.

O prefeito Junior da Femac enfatiza que a administração municipal está fazendo o dever de casa. “Nossas equipes de saúde estão mobilizadas para combater a proliferação do Aedes Aegypti. São realizadas visitas domiciliares pelos agentes de endemias, bem como ações educativas em especial nas escolas, e desenvolvidos programas municipais de coletas de materiais que são potenciais criadouros do mosquito”, relaciona o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário