A medida foi anunciada nesta quarta-feira (08/03), após reunião entre representantes da Copel e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes
Após a notificação e concessão de prazo para
regularização, as operadoras de telefonia e internet que não tomaram
providências serão multadas pela Copel. A principal solicitação foi quanto aos cabos que estão fora das normas técnicas, muitas vezes
soltos e gerando riscos à integridade física de pedestres, motoristas, motociclistas
e ciclistas.
A medida foi anunciada nesta quarta-feira
(08/03), após reunião entre representantes da Copel e o diretor-presidente do
Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan),
Carlos Mendes.
O prefeito Junior da Femac lembra que o
Município cobrou, reiteradas vezes, uma solução para o problema. “No início do ano passado fizemos uma notificação extrajudicial,
endereçada à Copel Distribuição S.A. que é a responsável pelos postes de
sustentação para os cabos de energia, internet e telecomunicações”, menciona
Junior da Femac.
A Copel, por sua vez, tem contratos com
as empresas de telefonia e internet visando o uso dos postes de energia para a sustentação
dos cabos. “A partir de então, a Copel adotou medidas internas, fez a
notificação de 26 operadoras e estabeleceu um cronograma para a regularização
que iniciou pela área central de Apucarana”, pontua Junior da Femac.
Numa primeira etapa, as operadoras foram
notificadas para regularizar a situação no quadrilátero central, em área que
vai desde a Barra Funda até a região da rotatória localizada entre a Avenida
Curitiba e a Avenida Rio de Janeiro, e que compreende cerca de 600 postes. “Essas
notificações ocorreram no início de dezembro do ano passado, quando foi
concedido um prazo de 30 dias para a regularização. Das 26 empresas
notificadas, 7 empresas não cumpriram ou atenderam apenas parcialmente o
pedido”, informa Carlos Mendes.
Essas operadoras - continua Mendes -
serão agora multadas pela Copel. “Ao mesmo tempo, visando garantir a segurança,
a Copel já iniciou o trabalho de retirada dos fios das operadoras que não
atenderam a notificação. O serviço iniciou pelas ruas Ponta Grossa, Nagib Daher
e Galdino Gluck Junior”, cita.
Nesta semana, o serviço será levado para
as ruas mais movimentadas e com maiores áreas de estacionamento. “Nestes
trechos será necessário interditar parte da área de estacionamento para que a
equipe da Copel possa realizar o serviço e por isso pedimos a compreensão da
população”, reforça Mendes, informando que o serviço na área central deverá
levar cerca de dois meses. “Depois disso, o cronograma terá sequência com a
retirada dos cabos soltos ou a regularização das situações que estão fora da
norma na região dos jardins América e Ponta Grossa”, afirma o diretor-presidente
do Idepplan.
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