Aproximadamente 1.400 estudantes, das turmas de 5º Ano, das 36 escolas municipais de Apucarana, vivenciaram uma experiência diferente ontem (7/3). Eles assistiram a uma palestra cênica, sobre a vida e a obra do pintor italiano Leonardo da Vinci, no Cine Teatro Fênix. O evento foi promovido em parceria pela Autarquia Municipal de Educação (AME) e a Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur).
Conforme a secretária de educação Marli Fernandes, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de linguagens, prevê que os estudantes tenham acesso aos bens culturais, aprendam a reconhecer e apreciar formas distintas de arte, cultivem o imaginário e desenvolvam o repertório ficcional e a capacidade de simbolizar.
“Neste sentido, nós buscamos desenvolver projetos e atividades que possibilitem às crianças apucaranenses aprenderem de maneira lúdica. Além da oportunidade de assistirem a peças teatrais, os CMEIs e Escolas municipais também organizam anualmente saraus de poesias, festivais de línguas estrangeiras e apresentações de música e dança,” detalhou a secretária.
A palestra cênica Leonardo da Vinci, vida e obra foi encenada pelo filósofo, economista, ator e diretor teatral, Aparecido Massi, fundador do Grupo de Teatro Lanteri e autor dos livros Sob o sol do entardecer e Qualidade de vida em três atos.
O prefeito Junior da Femac enalteceu o tema escolhido para a palestra cênica. “Leonardo da Vinci é uma figura inspiradora. Durante a sua vida, além da pintura, ele dedicou-se à escultura, à matemática, à física, à astronomia, à engenharia, à anatomia e até à invenção de instrumentos musicais,” lembrou.
“Eu fico sempre muito feliz quando vejo a nossa casa de cultura lotada de crianças e jovens. Tenho certeza de que os estudantes aprenderam muito ontem e saíram de lá com ânimo revigorado para dedicarem-se à aquisição de novos conhecimentos,” concluiu o vice-prefeito Paulo Vital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário