domingo, 19 de março de 2023

51% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro não tem culpa pelos atos de 8 de janeiro, diz Ipec

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Imagem: Reprodução

 Uma pesquisa do Ipec divulgada neste domingo (19) mostra que 51% dos brasileiros não considera o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpado pelos atos golpistas do dia 08 de janeiro, ocasião em que os prédios dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidos e vandalizados. Apenas 22% acha que Bolsonaro deve ser julgado e se tornar inelegível por ter, ao longo do mandato presidencial, estimulado ações extremistas.

De acordo com levantamento do jornal O Globo, o ex-chefe do Executivo praticou um ataque contra a democracia a cada 23 dias durante o seu governo. Nos quatro anos de mandato, Bolsonaro colocou em xeque a lisura das eleições, desferiu ataques contra o Judiciário e o Legislativo e sugeriu uma ruptura institucional no país. Mesmo assim, a maioria da população não vê relação de culpa entre o ex-presidente e os ataques na capital federal.

No dia 08 de janeiro, Bolsonaro já estava nos Estados Unidos e demorou a repudiar as depredações. Assim como seus apoiadores, ele tem defendido a tese de que infiltrados participaram dos ataques, o que até hoje não foi comprovado.

Fonte: DCM com jornal O Globo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário