O Ibovespa acelerou a alta após a informação sobre a reoneração
247 - O Ministério da Fazenda confirmou nesta segunda-feira (27) que voltarão a ser cobrados, nesta semana, os impostos federais sobre a gasolina e o etanol, suspensos pelo último governo em uma medida eleitoreira, mas que conteve novos aumentos.
De acordo com a pasta, a arrecadação será recuperada em 100% com a volta da tributação. Os percentuais de cobrança de impostos ainda serão informado pelo ministro Fernando Haddad.
Antes da isenção do PIS/Cofins, a cobrança dos tributos sobre a gasolina era de 79 centavos por litro. Já o etanol, que contava com um diferencial tributário que lhe dava vantagem frente ao combustível fóssil, tinha uma carga 24 centavos por litro.
Com a reoneração integral para o etanol e gasolina, a equipe econômica contará com um reforço de aproximadamente 29 bilhões de reais nos cofres federais em 2023.
A medida é parte do conjunto de ações na planilha da pasta para buscar uma redução do déficit primário deste ano para valor inferior a 100 bilhões de reais.
O Ibovespa acelerou a alta após a informação sobre a reoneração. Ações da Petrobrás aceleraram ganhos, com quase 2,6%, a R$ 26,66%.
Fonte: Brasil 247 com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário