domingo, 12 de fevereiro de 2023

Intenção não é “atender a esses” por estarem “misturados”, diz Bolsonaro sobre os yanomamis

O Ministério da Saúde informa que pelo menos 570 crianças yanomamis morreram de causas evitáveis nos últimos quatro ano. Reprodução RBA

 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em uma palestra que ministrou nos Estados Unidos, no sábado (11), que a intenção não é “atender a esses” porque “ali está misturado”, se referindo aos indígenas Yanomami. O ex-chefe do executivo disse que 40% das terras estão no Brasil e 60% na Venezuela.

“Se vocês pegarem apenas o Estado de Roraima, lá tem uma tabela periódica debaixo da terra e essa questão yanomami agora, a intenção não é atender a esses porque ali está misturado: 40% da terra yanomami está no Brasil e 60% está na Venezuela. Uma região ourífera, riquezas incomensuráveis”, discursou Bolsonaro. A palestra aconteceu em uma igreja evangélica da Assembleia de Deus. Ele está nos Estados Unidos desde o fim de dezembro, ainda sem data anunciada para voltar ao Brasil.


Em nenhum momento durante o evento, o ex-presidente declarou solidariedade aos indígenas, que estão sofrendo com a fome, desnutrição, malária e proliferação de verminoses.

Em janeiro, Bolsonaro já havia feito publicações em seu canal do Telegram afirmando que a situação calamitosa dos povos Yanomami era “invenção da esquerda” e que nos últimos 2 anos de seu governo foram realizadas mais de 20 ações de saúde especializada nos territórios indígenas.

Fonte: DCM

Nenhum comentário:

Postar um comentário