quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Bolsonaristas desistem de impeachment de Moraes e mudam estratégia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes
Foto: Reprodução

 Com a consolidação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a queda das ameaças golpistas, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aos poucos, estão abandonando um de seus maiores anseios: o impeachment do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes.

Os militantes e parlamentares ligados ao bolsonarismo comentaram que não estão mais “preocupados” com esse assunto. O objetivo agora, segundo eles, é fazer uma fiscalização do governo Lula e investir em uma “oposição responsável”.

Segundo a colunista Malu Gaspar, do O Globo, existem diversos motivos para o abandono desse plano. Um deles seria o receio de parlamentares de uma eventual “retaliação” por parte de Moraes, o relator de inquéritos que atormentam o clã Bolsonaro e simpatizantes: o das fake news, o das milícias digitais e o dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.


Com o fim do governo Bolsonaro e o fracasso dos atos antidemocráticos e da invasão terroristas em Brasília (DF), os bolsonaristas se sentem mais vulneráveis a investigações de Moraes. Além disso, ainda temem possíveis “investidas” do governo Lula na nomeada “desbolsonarização”. 

A sensação de alguns integrantes do PL, evidentemente, é de que foram abandonados e deixados à deriva pelo líder, que fugiu para Orlando, nos Estados Unidos. Sendo assim não valeria a pena seguir comprando uma briga dele sem que ele estivesse aqui para ajudá-los.

Fonte: DCM com informações da coluna de Malu Gaspar em O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário