quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Após vitória de Pacheco, MDB e PT são eleitos aos principais cargos na Mesa Diretora do Senado

 Partidos que apoiaram o bolsonarista Rogério Marinho (candidato derrotado na disputa pela presidência da Casa), como o PL, o PP e o Republicanos, ficaram sem cargos na Mesa

Rodrigo Pacheco (Foto: Pedro França/Agência Senado)

247 - Depois da reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na presidência do Senado Federal, a Casa definiu os cargos remanescentes da Mesa Diretora nesta quinta-feira (2) e a nova configuração conta com protagonismo do MDB, PT e outros partidos que apoiaram o senador mineiro. A informação é do jornal O Globo.

A primeira vice-presidência do Senado ficou com Veneziano Vital do Rego (MDB-PB), reeleito ao cargo. Já Rodrigo Cunha (União-AL) ficou com a segunda vice-presidência. A primeira-secretaria foi definida com o petista Rogério Carvalho (SE); a segunda ficou com Weverton Rocha (PDT-MA); a terceira foi para Chico Rodrigues (PSB-RR) e a quarta ficou para Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Os partidos que apoiaram o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) - candidato derrotado na disputa pela presidência da Casa - como o próprio PL, o PP e o Republicanos ficaram sem cargos na Mesa Diretora.


Além disso, a ausência de mulheres na Mesa gerou reclamações na Casa, e Pacheco respondeu prometendo que comissões temáticas do Senado serão presididas por lideranças femininas: "quero assumir o compromisso de que a Comissão Permanente de Defesa da Democracia no Senado Federal, que pretendo criar, será presidida por uma mulher defensora da democracia".

Além disso, o senador pediu que os cargos de suplentes na Mesa Diretora sejam ocupados por mulheres. A definição dos suplentes não ocorreu ao mesmo tempo da definição da Mesa e ficou para depois.

Fonte: Brasil 247 com informação do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário