segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Apucarana alerta para importância da 2ª dose de reforço da Covid-19

 

O “Vacinômetro” da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 96% da população acima de 5 anos de idade tomou a primeira dose e dose única (122.156 habitantes); e 88% recebeu a segunda dose ou dose única (112.124 habitantes). Já a dose de reforço e adicional foi recebida por 95.368 habitantes.


Diante do aumento do número de casos confirmados de Covid-19, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) emitiu nesta segunda-feira (26/12) um alerta sobre a importância das pessoas manterem em dia o ciclo vacinal. A imunização é fundamental para o controle da pandemia e prevenção do aumento de casos graves e óbitos da doença que, desde o início da pandemia, em março do ano 2.020 contaminou cerca de 40 mil apucaranenses (diagnósticos positivos) e ocasionou 560 óbitos.

O alerta, esclarece o prefeito Júnior da Femac, está em consonância com monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tendo como panorama outra situação que pode agravar o cenário da Covid-19 no Paraná, que são as aglomerações de fim de ano. “Apesar de amenizada, a pandemia ainda não acabou. O vírus com suas variantes continua a circular. A falta ou atraso de vacinação é um fator preocupante. Por isso peço a cada apucaranense que procure os pontos de vacinação com imunizantes disponíveis para estarem em dia com as doses necessárias”, pediu o prefeito.

Em Apucarana, aponta o “Vacinômetro” da Secretaria Municipal de Saúde, 96% da população acima de 5 anos de idade tomou a primeira dose e dose única (122.156 habitantes); e 88% recebeu a segunda dose ou dose única (112.124 habitantes). Já a dose de reforço e adicional foi recebida por 95.368 habitantes. O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, informa que em novembro o Paraná liberou a segunda dose de reforço (R2) ou quarta dose, para pessoas acima de 18 anos. “Anteriormente, a dose adicional era indicada somente para pessoas com mais de 40 anos. A nova orientação do nosso secretário de Estado Beto Preto objetiva aumentar o número de vacinados e expandir a cobertura vacinal contra a doença”, pontua Bachiega.

O secretário Bachiega informa que a vacina está disponível de segunda-feira a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Walter Lazarini, no distrito do Pirapó; Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, no centro da cidade; Pedro Barreto, no distrito da Vila Reis; Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Parigot de Souza; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos, Orestes Marquito, no Jardim Marissol, Valdecir de Paula, no Jardim das Flores, e Ana Maria Pepato, no Jardim Trabalhista, no horário de 8h30 e 16h30.

Também de segunda-feira a sexta-feira, os apucaranenses podem buscar a vacina contra a Covid em um horário mais estendido, entre 8h30 e 20h30, nas seguintes UBSs: Raul Castilho, no Núcleo João Paulo; Takaiti Myiadi, no Núcleo Dom Romeu; Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa; e Antonio Sachelli, no Jardim Colonial.

Já aos sábados a vacinação contra a Covic-19 é realizada somente da UBS Romeu Milani, região central, entre 8h30 e 17 horas. O posto de vacinação contra a Covic-19 no Ginásio Lagoão foi desativado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alerta para a importância de estar com o calendário vacinal contra a Covid-19 atualizado. “Orientamos as pessoas a se protegerem o quanto antes, pois ainda existe um tempo até que a vacina atue completamente no sistema imunobiológico. Iniciar 2023 com as doses em dia trará mais tranquilidade e proteção contra a doença”, reforçou.

APUCARANA: Restaurante Popular serve mais de 37 mil refeições em seis meses

 


Em 2022, a população em situação de vulnerabilidade social passou a ter acesso a refeições diárias, de qualidade e a um preço acessível. Inaugurado em junho, o Restaurante Popular de Apucarana já serviu em seis meses 37.471 refeições. Junto com outras ações, o programa tem garantido a segurança alimentar e nutricional de centenas de pessoas.

O prefeito Junior da Femac ressalta que o Restaurante Popular fornece uma alimentação saudável para um público bastante diversificado. “São idosos, estudantes, trabalhadores em geral e pessoas em busca de emprego. A alimentação saudável é um direito fundamental do ser humano e esse público passou a ter acesso a um cardápio diversificado, que é disponibilizado a um preço acessível”, reitera Junior da Femac.

Junior da Femac afirma que a política de segurança alimentar e nutricional vem tendo importantes avanços. “Temos uma preocupação muito grande em relação à população em situação de vulnerabilidade. Já tínhamos outros programas como o de distribuição de cestas básicas, as hortas comunitárias e o Programa Feira Verde. O Restaurante Popular veio se somar nesse esforço para que ninguém passe fome em Apucarana e tenha acesso a uma alimentação de qualidade”, assinala o prefeito.

O Restaurante Popular – instalado na Avenida Irati, nº 379 (defronte à Associação Filantrópica Ferra Mula) – é coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana (CAISAN). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas, servindo 300 refeições diárias.

De acordo com Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social, o programa foi instituído pela Lei 12/2022. “Pelo prato-feito, que conta com um cardápio elaborado e supervisionado por nutricionistas, a pessoa paga apenas R$2,00, sendo o custo adicional subsidiado pelo município”, explica Nazarko.

Além de grãos, o cardápio contempla carnes, legumes, verduras, massas e frutas de sobremesa. Do total de produtos adquiridos para o programa, pelo menos 30% são oriundos da agricultura familiar. “Além de incentivar a utilização de alimentos produzidos dentro do município, outros objetivos do Programa Restaurante Popular são elevar a qualidade da alimentação consumida pelas pessoas fora do domicílio e gerar hábitos alimentares saudáveis na população”, pontua Nazarko.

Ana Maria Schmidt, assessora da Secretaria de Assistência Social e responsável pelo Restaurante Popular, conta que o programa atingiu rapidamente o público-alvo. “A procura foi tão grande que já no segundo mês de atendimento foi necessário ampliar a capacidade em 50%, passando para as atuais 300 refeições diárias”, frisa.

Ana Maria explica que o Restaurante Popular atende pessoas de diversas regiões da cidade. “A maior parte é de trabalhadores de empresas que ficam nas proximidades e de pessoas ligadas ao território do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Regina”, informa.

Ela reforça que o atendimento acontece das 11 às 14 horas, de segunda a sexta-feira, sendo que, a partir das 10h45, o caixa do restaurante está aberto para a venda dos tickets. “Desde que o Restaurante Popular foi aberto, ele vem funcionando ininterruptamente até mesmo em dias em que foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Neste final de ano continuaremos atendendo normalmente.

População aprova cardápio – Nesta segunda-feira (26/12), o cardápio do Restaurante Popular foi carne moída, abobrinha refogada, arroz e feijão. Acompanharam a refeição salada de beterraba ralada e banana de sobremesa. Ana Paula Carvalho Ramos (39 anos), que mora no Barreiro, aprovou nesta o cardápio. “A comida estava ótima e em quantidade satisfatória”. Outro que elogiou a refeição foi José Rodrigo (36 anos). “Eu considero o cardápio muito bom; trabalho próximo do Restaurante Popular e sou cliente desde que abriu. Foi uma grande conquista para todos que precisam de um apoio”, aprovou.

O idoso Manoel Francisco (76 anos), que reside no Núcleo João Paulo e mora sozinho, diz que o Restaurante Popular foi um excelente projeto da prefeitura. “Hoje temos refeições de ótima qualidade a um custo baixíssimo”, agradeceu.

Moraes manda prender Oswaldo Eustáquio e sócio de canal bolsonarista

 De acordo com o STF, os dois apoiadores de Jair Bolsonaro têm participado e incentivado as manifestações recentes que pedem um golpe

Oswaldo Eustáquio (à esq.) e Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução// Instagram | ABr)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, determinou a prisão dos bolsonaristas Oswaldo Eustáquio e Bismark Fugazza, ligado ao canal Hipócritas no YouTube. De acordo com as investigações, os dois apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), os dois têm participado e incentivado as manifestações recentes que pedem um golpe contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para o dia 1 de janeiro. 

Eustáquio foi preso pela Polícia Federal em 2020, por determinação de Moraes nos autos do inquérito dos atos antidemocráticos.

De acordo com informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo,  Eustáquio não tem cumprido as condições impostas para sua liberdade.No caso de Bismark, a decisão judicial é pelo que tem feito ostensivamente em favor dos atos golpistas.

'Precisamos recuperar a fraternidade', diz Lula após terrorismo bolsonarista em Brasília

 Presidente eleito publicou nas redes sociais mensagem pedindo fraternidade e solidariedade no país

(Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou nesta segunda-feira (26) uma mensagem pedindo fraternidade e solidariedade no país. A publicação vem após uma tentativa frustrada de atentado terrorista bolsonarista em Brasília, que vem gerando temores de agravamento da violência política no país.

“Esse é um compromisso nosso: fazer com que o país volte a sorrir, volte a ter tranquilidade”, diz Lula no vídeo. “Nós precisamos ter a competência de recuperar essa coisa chamada fraternidade, essa coisa chamada solidariedade, essa coisa chamada amor”.

O terrorista bolsonarista George Washington Sousa planejava detonar uma bomba em Brasília no dia da posse de Lula como presidente. Ele, que foi preso preventivamente, disse em depoimento à polícia que estava “preparado para matar ou para morrer” e que buscava a implantação de um estado de sítio no país. 

Vaza possível logomarca do futuro governo Lula

 Equipe do futuro governo não confirmou que trata-se da logomarca que será oficialmente adotada

Possível logomarca do futuro governo Lula


247 - O futuro governo Lula já tem uma possível logomarca, com as cores da bandeira do Brasil, vermelho e cinza. O presidente eleito toma posse no próximo domingo (1º). 

No entanto, a equipe do futuro governo não confirmou que trata-se da logomarca que será oficialmente adotada pelo terceiro governo Lula. Questionados, integrantes da equipe de transição comentaram ao site Metrópoles: “É um estudo que está sendo analisado ainda”.

A equipe do futuro governo considera utilizar o slogan “União e Reconstrução”. 

Terrorista bolsonarista participou de comissão do Senado que questionava o STF e a eleição de Lula

 George Washington Sousa esteve na plateia da 32ª reunião extraordinária da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), realizada em 30 de novembro

Terrorista bolsonarista George Washington Sousa (Foto: Redes sociais)

247 - O terrorista bolsonarista que tentou explodir um caminhão de combustível perto do Aeroporto Internacional de Brasília participou de uma audiência pública no Senado Federal que questionava a eleição de Lula (PT) e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no pleito presidencial, informa Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

George Washington Sousa esteve na plateia da 32ª reunião extraordinária da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), realizada em 30 de novembro, informou a Secretaria de Polícia do Senado. 

Participavam do debate bolsonaristas como Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação do governo Jair Bolsonaro e integrante da campanha à reeleição do presidente, o jurista Ives Gandra e a influenciadora digital Barbara Destefani, responsável pelo canal "Te Atualizei" e investigada no inquérito das fake news. Eles questinoaram a eleição de Lula e criticaram o STF.

A polícia legislativa sabe quem autorizou a entrada de Sousa no Senado, mas trata a informação como sigilosa. Os agentes investigam se ele tem ligação com o empresário bolsonarista que fazia ameaças contra o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Governo do Distrito Federal quer desmontar acampamento no QG do Exército antes da posse de Lula

 "Nós temos constante contato com eles, com o Exército, para que a gente possa avançar nisso", afirmou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Júlio Danilo

Delegado Júlio Danilo (à esq.) e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação/SSP-DF | Ricardo Stuckert)

247 - O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado Júlio Danilo, afirmou nesta segunda-feira (26) que o governo do Distrito Federal quer desmobilizar nesta semana os acampamentos de bolsonaristas concentrados no Quartel General do Exército, em Brasília (DF). 

"Eles (Exército) fizeram um movimento na semana passada de tentar ir desmontando barracas, já ir desocupando, mas eu acredito que nesta semana vai se intensificar isso daí. Nós temos constante contato com eles, com o Exército, para que a gente possa avançar nisso", disse Danilo em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo

O grupo está reunido no local desde quando Jair Bolsonaro (PL) perdeu a reeleição para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 30 de outubro. 

"Essa semana ainda tem reunião para gente poder fazer os ajustes, nós temos ensaio agendado para a posse. Então a gente está em contato direto. Não tenha dúvida que o planejamento é reavaliado sempre. Essas ocorrências do final de semana chamam atenção, isso vai ser considerado e a gente tem reunião essa semana para poder estar discutindo o tema", disse. 

"O nosso contato é constante, falo com o doutor Andrei (Passos, futuro diretor-geral da Polícia Federal) quase que diariamente. Ele é responsável pela coordenação da segurança do presidente Lula e quem está também responsável pela segurança da posse é o doutor Felipe (Seixas), que é da equipe do doutor Andrei também".

PF recomendará a Lula que desfile em carro blindado na posse

 Apesar da recomendação, agentes asseguram nos bastidores que, caso o petista opte por desfilar em carro aberto, a operação será "mais trabalhosa", mas também será bem-sucedida

Lula (Foto: Reuters)

247 - Responsável pela segurança da cerimônia de posse de Lula (PT) como presidente da República, a Polícia Federal vai recomendar que o petista não desfile em carro aberto, ao contrário do que ocorre tradicionalmente, informa o jornal Valor Econômico.

A equipe de segurança indicará que Lula utilize um carro blindado para o trajeto entre a catedral e o Congresso.

O presidente diplomado, no entanto, resiste. Algo que pode fazê-lo mudar de ideia é o alerta para o risco de um atentado terrorista bolsonarista no dia do evento, dado que um apoiador de Jair Bolsonaro (PL) já foi preso no sábado (24) após planejar uma explosão no aeroporto de Brasília.

Andrei Passos, futuro diretor-geral da PF indicado por Flávio Dino, deve se reunir com Lula ao longo da semana para avaliar possíveis cenários. Agentes da PF asseguram nos bastidores que, caso o petista opte por desfilar em carro aberto, a operação será "mais trabalhosa", mas também será bem-sucedida.

O acesso à Esplanada dos Ministérios terá barreiras com detectores de metais para filtrar o acesso de possíveis terroristas infiltrados.

Após tentativa de atentado terrorista, Secretaria de Segurança do DF reavalia planejamento para posse de Lula

 Tentativa de atentado pode alterar roteiro da cerimônia de posse de Lula

Flávio Dino (Foto: Divulgação)


247 - A secretaria de segurança do Distrito Federal avalia fazer ajustes no planejamento da semana que antecede a posse de Lula, após uma tentativa de atentado terrorista em Brasília, no sábado (24). 

Os futuros ministros da Defesa, José Múcio, e da Justiça, Flávio Dino, acompanham as medidas e mantém diálogo constante com o governo do DF, informa O Estado de S.Paulo.

O episódio aumenta a pressão de aliados de Lula para desmobilizar o acampamento de bolsonaristas na porta do quartel do Exército na cidade. O homem que confessou ter armado o artefato tem conexões com o grupo.

Lula: ainda temos seis dias de muito trabalho para a nossa posse

 Faltando menos de uma semana para a posse de Lula, instalou-se em Brasília uma discussão sobre a segurança do evento. Um homem foi preso por planejar um atentado terrorista

Lula e Palácio do Planalto (Foto: REUTERS/Adriano Machado | Agência Senado)

247 - O presidente diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou o Twitter nesta segunda-feira (26) para iniciar a contagem regressiva da última semana para sua posse como - mais uma vez - presidente da República.

"Bom dia. Chegamos à última semana do ano e hoje volto para Brasília. Ainda temos 6 dias de muito trabalho para a nossa posse e daí o início do nosso governo. Uma nova página para o Brasil, com mais democracia e direitos para o povo brasileiro. Uma boa semana para todos", publicou Lula.

A última semana sob o governo Jair Bolsonaro (PL) e que marca a véspera da posse de Lula é marcada por tensão, desde que em Brasília foi preso um homem que, inspirado pelas palavras de Bolsonaro, planejava um atentado terrorista de grandes proporções no aeroporto da capital federal.

Diante deste episódio, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), afirmou que os procedimentos de segurança para a cerimônia de posse de Lula serão revistos. Além disto, instalou-se uma discussão sobre mudar - ou não - o formato da posse, evitando o desfile de Lula em carro aberto, por exemplo, e reduzindo o evento a locais fechados, onde poderia haver maior controle do ponto de vista de segurança.

Bolsonaristas invadem área do Supremo e pedem a soltura do Cacique Serere

 Cacique Serere foi preso por determinação de Alexandre de Moraes. O grupo já deixou o local

(Foto: Reprodução/Twitter/@rickgoes35)

247 - Um grupo de bolsonaristas furou o bloqueio de proteção do Supremo Tribunal Federal (STF) no final da tarde deste domingo (25) para protestar no entorno da Corte - área em que o acesso está proibido - contra a prisão do pastor indígena José Acácio Serere Xavante há 13 dias. 

Cacique Serere, como é conhecido, foi preso por decisão do ministro Alexandre de Moraes por participar de manifestações antidemocráticas. Na ocasião da prisão, bolsonaristas promoveram uma noite de terrorismo em Brasília, revoltados com a detenção do Cacique Serere.

O grupo que invadiu a área restrita do Supremo tinha 25 pessoas e, segundo o jornal O Globo, a tropa de choque da Polícia Militar e equipes da Polícia Federal precisaram comparecer ao local. "Depois de cerca de duas horas, os indígenas deixaram a marquise do STF e retornaram para o lado de fora das grades que cercam a Corte. O grupo diz que permanecerá na Praça dos Três Poderes até receberem informações sobre o Cacique Serere. Eles alegam que foram impedidos de visitar o pastor indígena nessa semana".

 


Polícia encontra e detona nova bomba em área do Distrito Federal

 Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso em busca de uma possível conexão com a tentativa de atentado ao Aeroporto Internacional de Brasília

(Foto: PMDF/Divulgação)

247 - A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) localizou, na tarde do domingo (25), artefatos explosivos em uma área de mata na região do Gama, em Brasília, nas imediações da DF-290. No local, também foram encontrados coletes balísticos e capas de coletes balísticos. 

A descoberta do material foi realizada um dia após a prisão do terrorista bolsonarista George Washington De Oliveira Sousa, 54, que tentou explodir uma bomba na área do Aeroporto Internacional de Brasília. 

O local foi isolado pelo esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a bomba foi detonada por volta das 22h30. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso em busca de uma possível conexão com a tentativa de atentado ao Aeroporto Internacional de Brasília.

Lula volta nesta segunda-feira a Brasília para concluir nomeação de ministros

 Presidente eleito se reunirá com lideranças políticas e concluirá composição do seu ministério

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução/Youtube)

247 - O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retorna a Brasília nesta segunda-feira (26) para concluir a nomeação dos ministros que comporão seu governo. Ele deve se reunir com lideranças do MDB, União Brasil e PSD. 

Além dos representantes desses partidos, o presidente eleito deve se reunir novamente com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que foi candidata à presidência pelo MDB e no segundo turno apoiou a candidatura de Lula.

O presidente eleito já definiu os titulares de 21 dos 37 ministérios que iniciarão o seu terceiro mandato presidencial. 

Segundo a Folha de S.Paulo, até quarta-feira (28) Lula anunciará os 16 nomes restantes.

Uma das principais pendências para concluir a nomeação dos ministros é a posição que será ocupada por Simone Tebet. O presidente eleito conversou com ela na sexta (23) por duas vezes, mas não houve definição. 

Nas conversas com Tebet, Lula colocou algumas possíveis soluções, entre elas Turismo, Cidades e o Planejamento.

Inicialmente, o plano era que Tebet fosse nomeada ministra do Meio Ambiente, mas ela condicionou o aceite à decisão de Marina Silva (Rede-AP) a respeito da pasta. Marina, por sua vez, deixou claro na reunião que teve também na sexta com o presidente que deseja chefiar a pasta ambiental e, depois, Lula indicou que deverá nomeá-la para o cargo.

Lula já definiu como ficarão alguns cargos de comando no Congresso. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi convidado para ser líder do governo no Congresso, Jaques Wagner (PT-BA) será o líder do governo no Senado e o deputado José Guimarães (PT-CE), o líder do governo na Câmara.

Terrorista bolsonarista é ligado ao transporte ilegal de madeira da Amazônia

 Repórter Alceu Luís Castilho levanta indícios de que George Washington, que pretendia iniciar o caos em Brasília, não agiu sozinho


Por Alceu Luís Castilho, em seu Facebook – Qual a atividade econômica de George Washington, o terrorista?

Vi apenas que ele seria "empresário do ramo de gás" no Pará e decidi fuçar um pouquinho mais. Já que os repórteres da imprensa comercial andam tão distraídos.

A empresa G W de O Sousa & CIA Ltda, ou GW Petróleo, foi aberta em 2005, em Belém. Mas não está mais no nome dele. E sim (com o mesmo CNPJ) no de Paulo Sergio Da Silva Lopes e Sebastião José de Souza. Chama-se agora Petróleos Miramar.

Posto de combustível. Como veremos, George Washington de Oliveira Sousa faz parte de uma extensa rede de postos de combustível pelo estado do Pará e outros estados da Amazônia.

A Polícia Federal estará atenta a esses tentáculos?

***

O filho do terrorista achou que ia "dar merda" o pai ir para Brasília, onde ele foi preso com um arsenal de armas. George Washington, o pai, gastou R$ 170 mil com os brinquedinhos. (De onde veio esse dinheiro?)

Sigo na teia empresarial e constato que George Washington de Oliveira Sousa Filho abriu em Xinguara (PA) a empresa Cavalo de Aço Empório Gourmet. Ou G W De O Sousa Filho Restaurante.

O restaurante fica em um posto de gasolina. Seu nome, Cavalo de Aço. Essa segunda empresa se chama Posto Cavalo de Aço Ltda. Está em nome das irmãs Francisca Alice de Sousa Reis e Michelle Tatianne Ribeiro de Sousa.

*****

Entendo que é preciso ficar atento aos nomes. E não é que Francisca Alice é sócia de Paulo Sérgio em uma transportadora? (Paulo Sérgio, aquele que tem hoje o posto que se chamava George Washington. Junto com o pai dela e de Tatianne, Sebastião.)

Paulo e Alice são sócios na Transportadora Patriarca Ltda, a Transpal. Com unidades em Belém, Marabá (PA), Marituba (PA), Açailândia (MA) e Santana (AP). Estamos falando do escoamento do agronegócio e da madeira na Amazônia.

E de uma empresa autorizada a transportar cargas perigosas.

Francisca Alice também é sócia dos postos de combustível Goiabeira, em Aurora do Pará, Super Posto Pioneiro e Auto Posto Tourão, em Tucumã (PA), Posto Vitória, em Ananindeua (PA), Auto Posto Goianésia, em Goianésia do Pará, Posto São Miguel, em São Miguel do Guamá (PA), Posto Gol, em Marabá e Ourilândia do Norte (PA), Auto Posto Pará Sul, em São Félix do Xingu (PA), Super Posto Dois Mil, em Marituba (PA), Auto Posto Parasão, em Redenção (PA), Posto Santa Clara do Rio Araguaia, em Palestina do Pará (PA), Auto Posto Vila Nova e Posto Bernardo Sayão, em Imperatriz (MA), Super Posto Dimalice, em Alto Alegre (RR), e Auto Posto Serra do Norte, em Axixá do Tocantins.

Cavalo de Aço? Tourão?

Roraima, Amapá, Maranhão, Pará, Tocantins? Só aí já estamos em cinco dos nove estados da Amazônia Legal. E no Arco do Desmatamento.

*******

Paulo Sérgio tem outros tantos postos e consultoria agropecuária. Sua sócia Sinelvanda de Sousa Silva, outros tantos.

Michelle Tatianne, a sócia de Francisca no Cavalo de Aço, tem sociedade com Francisca e Sinelvanda em outros tantos postos.

É uma rede de triangulações. Em torno das quais se observa a construção de um império — que passa pela logística e pela agropecuária.

George Washington, pai terrorista, e George Washington Filho não colocam mais os nomes nos postos. Washingtonzinho só mantém o restaurante Cavalo de Aço em frente do posto Cavalo de Aço.

Pergunta para a Polícia Federal: quantos são esses Cavalos de Aço e Tourões pela Amazônia?

Qual o faturamento deles?

Quais as outras atividades do grupo?

********

Pergunto também porque postos de gasolina costumam estar associados a outras atividades.

Alguns têm lava-rápido também, pois não?

Como George Washington ganha a vida?

A ponto de poder ir para Brasília, durante meses, armar uma ação terrorista?

(A mando de quem? Por que as empresas não estão hoje no nome dele?)

*****

A história que a gente vê na grande imprensa é incompleta.

Eu estou de folga e passei menos de duas horas detectando essas conexões iniciais. Suficientes para concluir que o terrorista George Washington não é um terrorista aleatório. E sim um empresário enraizado na Amazônia, por sinal muito amigo das dívidas, observem as dívidas dele, em conexão direta com outros tantos interessados na derrubada do governo Lula.

(Que promete combater a ilegalidade na Amazônia.)

***

Admito que esse tipo de pesquisa possa demorar um pouco mais que duas horinhas. Eu costumo fazer isso no meu trabalho e tenho uma teimosia um tanto além do normal.

Mas desconfio que uns cinco ou seis policiais igualmente teimosos possam descobrir muito mais coisas sobre George Washington e sua turma.

Chico Pinheiro relembra passado terrorista de Bolsonaro

 Registros da imprensa mostram que ele pretendia explodir uma adutora de água no Rio para chamar atenção

Chico Pinheiro (Foto: Reprodução/Twitter/@revistaforum)


247 – O jornalista Chico Pinheiro lembrou um fato que associa Jair Bolsonaro ao terrorista George Washington de Souza, que pretendia explodir o aeroporto de Brasília e disse ter agido inspirado pelas palavras do atual presidente. Como Chico lembrou, Bolsonaro também desenhou planos terroristas na juventude. Confira: