sábado, 24 de dezembro de 2022

Janja mandava vídeos para Lula enquanto ele esteve preso, mostra documentário inédito da GloboNews

 O documentário relata que, além do envio de cartas, Janja tinha o hábito de gravar vídeos em que compartilhava momentos e anedotas do seu dia a dia com Lula

(Foto: Arquivo Pessoal / Ricardo Stuckert)

247 - “A GloboNews exibirá na próxima quarta-feira (28) um documentário sobre os 580 dias em que o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve preso em Curitiba. Com direção de Julia Duailibi e roteiro e edição de Maira Donnici, o longa "Visita, Presidente" reúne histórias inéditas de figuras que estiveram ao lado do petista no cárcere e agora devem acompanhá-lo no Palácio do Planalto”, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo.

“A futura primeira-dama, Rosângela da Silva, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o ex-ministro Celso Amorim, a secretária do presidente eleito, Cláudia Troiano, e agentes que conviveram com Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba são alguns dos entrevistados”, acrescenta. 

Na geladeira e rejeitada pelo público, apresentadora torce por milagre para seguir na Globo

 Nos bastidores, a interpretação é que "só um milagre" muda sua situação

(Foto: Reprodução)

247 - Até 2018, Fernanda Gentil era considerada um dos principais nomes da Globo. Estava em alta como apresentadora esportiva e parecia ser querida pelo público. Mas após aceitar uma ida para o Entretenimento, tudo mudou. Seus projetos fracassaram, e ela virou um nome com contrato fixo e longo, mas esquecida e rejeitada. Nos bastidores, a interpretação é que "só um milagre" muda sua situação. As informações são do portal Notícias da TV.

Segundo apurou o Notícias da TV, Fernanda Gentil é um nome cotado para assumir a próxima edição do The Voice Kids no primeiro semestre de 2023. O posto está vago já que Márcio Garcia vai comandar um novo projeto aos domingos no segundo semestre, que está em desenvolvimento na emissora.

Pesa a favor de Fernanda o fato de ela ser querida pelo mercado publicitário. Foi apenas com vendas que ela conseguiu viabilizar um quadro para cobrir a Copa do Mundo do Catar no Mais Você, de Ana Maria Braga. Apesar da pouca repercussão, a jornalista pôde mostrar que ainda tem certo prestígio.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, Fernanda assumir o The Voice Kids, um programa que dá boa audiência aos domingos, seria um "milagre" que só alguém com estrela pode conseguir, já que a jornalista não foi considerada para as novas escalações do É de Casa e sequer vai substituir Patrícia Poeta nas folgas dela no Encontro, por exemplo.

"Prioridade da Petrobrás volta a ser um Brasil mais justo e inclusivo", diz Deyvid Bacelar

 Representante dos petroleiros defendeu a escolha de Jean Paul Prates

Deyvid Bacelar (Foto: Reuters | Reprodução/Facebook)

247 – O coordenador da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, defendeu os nomes de Jean Paul Prates, para a presidência da Petrobrás, e de Alexandre Silveira, para o Ministério de Minas e Energia. Confira sua postagem sobre o tema:

Registro dessa, que foi a nossa última reunião antes da definição dos nomes para o ministério de Minas e Energia e para presidência da Petrobrás, e eu saio dela cheio de esperança, mas não qualquer esperança, uma esperança sustentada pelo compromisso desse novo governo com o povo brasileiro e a soberania nacional. 

O presidente Lula, durante todo o nosso trabalho, sempre foi solicito e tem observado os problemas existentes na empresa, ponderando todos os alertas feitos pelo GT de Minas e Energia para o futuro da nossa querida Petrobrás.

Com base no diagnóstico, nos alertas, recomendações e informações que o GT disponibilizou para o presidente eleito, durante esta complexa transição, ele definiu o nome do Companheiro e Senador Jean Paul Prates - PT/RN para a presidência da Petrobrás e do Senador Alexandre Silveira - PSD/MG para o Ministério de Minas e Energia.

Estou imensamente feliz por ter tido a oportunidade de representar nossa categoria neste trabalho e ainda mais feliz por saber que a nossa estatal retorna aos braços de um governo que tem como prioridade um Brasil mais justo e inclusivo!

A Petrobrás é um instrumento de mudança social.

A Petrobrás ainda é nosso passaporte para o futuro!

Liana Cirne: "Equipe de transição trabalhou mais em 2 meses do que o Bolsonaro em 4 anos"

 A jurista criticou ainda a conduta da mídia no processo de transição: "Chamar a PEC do Orçamento de ''PEC da Gastança' é uma desonestidade"

(Foto: Guga Matos | Clauber Cleber Caetano/PR)


247 - A vereadora do Recife Liana Cirne Lins (PT), doutora em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), elogiou a atuação do Gabinete de Transição do governo Lula na aprovação da PEC do Orçamento que amplia o teto de gastos em 145 bilhões de reais para pagamento do Bolsa Família, após acordo fechado mais cedo para reduzir o prazo de vigência da medida para um ano.

“Atuação extraordinária da equipe de transição. A equipe trabalhou mais nesses dois meses do que quatro anos de governo Bolsonaro”, destacou a jurista, que criticou a conduta da imprensa. “A imprensa não para de bater. Canalha e desonesta. Chamar a PEC do Orçamento de PEC da Gastança é uma desonestidade”, afirmou.

Liana também comentou as especulações em torno da participação de Simone Tebet (MDB) no governo Lula. 

“Não podemos minimizar a importância do apoio dela. Foi o apoio da terceira via. Foi um apoio importante e ela fez campanha mesmo. Foi para a rua, subiu no caminhão, foi para os atos e pediu votos para o Lula. Acho importante esse reconhecimento”, destacou.

Sobre as supostas pretensões de ocupar o Ministério do Desenvolvimento Social, Liana disse que “é preciso um alinhamento maior”.

“Tem determinadas pastas que não podem ser, pois Simone Tebet é uma liberal. Acho importante que ela tenha um espaço e acho natural que haja uma cobrança da mídia em relação a isso. Apenas ela não pode integrar o governo em pastas que ditem políticas públicas sociais. O PT vai ter e está compondo de todos os modos, mas algumas pastas são o DNA do PT”, disse. 

Filha de Pelé posta foto no hospital: “na luta e na fé”

 Rei do Futebol está internado desde o dia 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo

(Foto: Reprodução/Instagram)

247 - Kely Nascimento, uma das filhas de Pelé, publicou uma foto ao lado do pai, que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na noite da sexta-feira (23). 

O Rei do Futebol está internado desde o dia 29 de novembro e, segundo o último boletim médico, divulgado no dia 21 de dezembro, ele vinha reagindo bem a um quadro infeccioso no pulmão, embora não estivesse mais respondendo à quimioterapia.

Pelé iniciou o tratamento quimioterápico contra um tumor no cólon em 2021. O craque foi operado em setembro do ano passado e, no início deste ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Lula convida Jean Paul Prates para assumir a presidência da Petrobrás

 Políticas de preço e de dividendos serão revistas

Senador Jean Paul Prates (Foto: Agência Câmara)

247 – "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para assumir a presidência da Petrobras e pretende anunciá-lo na próxima semana. A ideia é divulgar o nome com a próxima leva de ministros, o que deve ocorrer na terça-feira (27)", aponta reportagem de Julia Chaib e Catia Seabra, na Folha.

"Durante a transição, o futuro indicado para a Petrobras defendeu a criação de algum mecanismo que sirva como 'colchão de amortecimento' para as flutuações dos preços dos combustíveis. Prates também acrescentou que a política de preços de combustíveis é 'do governo', não da Petrobras", acrescentam as jornalistas,

"Quem define política de preço de qualquer coisa no país, se vai intervir ou não, se vai ser livre ou não, se vai ser internacional ou não, é o governo. O que está errado e a gente tem que desfazer de uma vez por todas é dizer que a Petrobras define política de preços de combustível. Não vai ser assim. Vai seguir a política do governo? Claro", afirmou. Prates também disse que o novo conselho da Petrobras deve rever a política de distribuição de dividendos, que vêm sendo abusivos há vários anos.

Ratinho Junior anuncia mais cinco nomes para compor o governo a partir de 2023

 Dois são novidade: Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços) e Roni Miranda (Educação). Os outros três indicados se mantêm nos postos: Beto Preto na Saúde, Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência e Leticia Ferreira da Silva na PGE.

Foto: AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira (23) mais cinco nomes que vão compor o primeiro escalão do Governo do Paraná a partir do dia 1º de janeiro. Entre os indicados, dois são novidade: o deputado federal Ricardo Barros assume a recém-criada Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços e o atual diretor de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte, Roni Miranda, passa a liderar a pasta, que volta a atender somente a área da Educação.

Os outros três indicados se mantêm nos postos que já ocupam atualmente: Beto Preto na Saúde, Elisandro Pires Frigo na Administração e Previdência e Leticia Ferreira da Silva à frente da Procuradoria-Geral do Estado.

Ele também indicou o deputado estadual eleito Hussein Bakri para ser o líder do Governo na próxima gestão. Na atual legislatura, ele já foi líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

Nesta semana, outros seis nomes do secretariado já tinham sido divulgados pelo governador: Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública)Eduardo Pimentel (Cidades), Luciana Casagrande Pereira (Cultura), Helio Wirbiski (Esporte), Marcelo Rangel (Inovação Modernização e Transformação Digital) e Sérgio Vieira Benício (Casa Militar).

EDUCAÇÃO – Responsável atualmente por toda a área pedagógica da pasta, Roni Miranda será o próximo secretário estadual da Educação. Ele dará continuidade às políticas de sucesso que fizeram com que o Paraná subisse do 3º para o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio.

Um dos principais desafios na próxima gestão será avançar também no ensino fundamental, que já é um dos melhores do País, e dar continuidade ao modelo educacional que começou a ser implementado no Paraná a partir de 2019, considerado um case de sucesso pelo Ministério da Educação.

Programas que contribuíram com a melhoria dos índices educacionais do Paraná deverão ser continuados e aprimorados. É o caso do Ganhando o Mundo, que deverá levar mil estudantes paranaenses para fazerem intercâmbio no Exterior, o Mais Merenda, que garantiu segurança alimentar nas escolas estaduais, a ampliação da educação em tempo integral, e módulos de educação financeira e robótica no currículo escolar.

Miranda é professor de História da rede estadual de ensino e fez toda a formação, na educação básica, nas escolas públicas do Paraná. Natural de Foz do Iguaçu, na região Oeste, ele cresceu em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Roni era o braço direito de Renato Feder, que será secretário da Educação de São Paulo, e liderou boa parte das ações educacionais que levaram o Paraná ao topo do Ideb.

SAÚDE – A Secretaria de Saúde, que nos últimos anos teve grande protagonismo na regionalização do atendimento e no combate à Covid-19, incluindo a maior campanha de vacinação da história, continuará sob o comando de Beto Preto. Médico especialista em Medicina Nuclear e pós-graduado em Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícias, ele já foi prefeito de Apucarana, diretor-geral da Ouvidoria Nacional do SUS, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná e vice-presidente para a Saúde Pública na Frente Nacional dos Prefeitos.

Entre as marcas importantes alcançadas pela gestão estão o aumento de 68% para 100% de abrangência do Samu no Paraná, a implantação de três novos hospitais regionais em Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba, a ampliação histórica no número de leitos da rede SUS estadual para atender a demanda recorde no auge da pandemia, novos investimentos nos consórcios municipais, a entrega da maior frota de veículos para a Estratégia Saúde da Família da história e o aumento da parceria com hospitais filantrópicos e privados para realização de cirurgias eletivas.

INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS – O Paraná assumiu o posto de quarta maior economia do País neste ano e registrou a maior participação da história no Produto Interno Bruto (PIB) nacional da sua história. Em 2022, o Estado também chegou ao maior número de paranaenses empregados com carteira assinada e ao menor tempo para abertura de novas empresas. São conquistas marcantes e que agora passam a ser tabeladas diretamente com os representantes dos principais setores da economia.

Quem administrará a nova pasta será o deputado federal e engenheiro civil Ricardo Barros, que já ocupou o mesmo cargo em 2014. Além de ter sido eleito para o seu sétimo mandato na Câmara dos Deputados, Barros tem especialização em Políticas Públicas e também já foi ministro da Saúde, prefeito de Maringá e presidiu diversas comissões na Congresso, além da Liderança do Governo Federal.

A pasta atuará para ampliar os bons números econômicos Paraná em parceria com a iniciativa privada e vai atuar no diálogo com o setor produtivo ao lado da Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado.

ADMINISTRAÇÃO E PREVIDÊNCIA – A Secretaria de Estado da Administração e da Previdência é a responsável pelo exercício das atividades-meio necessárias ao funcionamento do Executivo Estadual. Suas competências envolvem as políticas públicas e a macrogestão, procedimentos, documentação e suporte aos servidores públicos paranaenses. A pasta ainda é responsável pelos imóveis, a frota e a área de Recursos Humanos.

À frente da pasta desde abril de 2022, Elisandro Frigo continuará como secretário. Ele é graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, com mestrado em Engenharia e doutorado em Agronomia. Frigo também foi diretor-geral da Seap, diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO – A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é o órgão responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Paraná, sendo peça essencial ao aprimoramento do controle interno e da defesa dos interesses do Paraná, seja no plano preventivo ou perante o Poder Judiciário. Também é a área responsável por emitir pareceres em projetos de lei.

Indicada procuradora-geral na primeira gestão de Ratinho Junior, Leticia Ferreira seguirá à frente da PGE no segundo mandato. Ela é formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e iniciou a carreira em 1996. É procuradora de carreira do Estado e foi integrante do Conselho Superior da PGE, além de atuar em outras áreas e regionais da entidade.

Na PGE, também coordenou o Grupo Estratégico de Recuperação de Ativos, ocupou a chefia da Coordenadoria de Assuntos Fiscais e atuou na área de projetos e coordenação da recuperação de créditos inscritos em dívida ativa.

LIDERANÇA DO GOVERNO – Hussein Bakri, novo Líder do Governo na Assembleia Legislativa, tem 57 anos e é formado em Relações Públicas. Radialista e comerciante, foi eleito vereador de sua cidade natal, União da Vitória, em 1988, aos 22 anos. Exerceu dois mandatos consecutivos como prefeito do município (2001-2008). Ele foi Líder na primeira gestão e em outubro deste ano foi eleito deputado estadual novamente.


Fonte: AEN