sábado, 3 de dezembro de 2022

Brasil tem que se recuperar rápido da derrota para Camarões, diz Tite

 Segundo técnico, agora o foco são as oitavas contra a Coreia do Sul

Tite (Foto: Dylan Martinez/Reuters/Ag. Brasil)

Agência Brasil - O técnico Tite afirmou, em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (2), após derrota de 1 a 0 do Brasil para Camarões, que a “Copa do Mundo não dá uma segunda chance”. Segundo o comandante da seleção brasileira, os jogadores têm que se recuperar rápido do revés, pois a equipe canarinho volta a entrar em campo já na próxima segunda-feira (5), quando enfrentará a Coreia do Sul pelas oitavas de final a partir das 16h (horário de Brasília).

“Tem que sentir quando se perde, pois faz parte da vida. Porém, o futebol e a competição te proporcionam, até por termos vencido dois jogos, uma segunda chance. Mas temos que ficar sentidos até a tarde de amanhã, quando iniciarmos a preparação”, declarou o treinador do Brasil.

Segundo Tite, o mérito da vitória é todo da equipe africana, que triunfou no Estádio de Lusail graças a um gol do atacante Aboubakar: “Camarões teve mérito de marcar o gol e vencer o jogo. Todos nós perdemos, pois nossa preparação é conjunta, a vitória é conjunta e a derrota é conjunta”. 

Pelé não responde mais à quimioterapia e está em cuidados paliativos

 Rei do futebol enfrenta câncer desde 2021

Pelé (Foto: REUTERS/Lucas Jackson)

247 - Internado desde a última terça (29) no Hospital Israelita Albert Einstein, Pelé, o rei do futebol, não responde mais ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer de intestino. No início do ano, foram diagnosticadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado. Pelé está com 82 anos.

Folha de S.Paulo noticiou neste sábado (3) que o craque está em cuidados paliativos exclusivos. Isso quer dizer que a quimioterapia foi suspensa e que ele segue recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, sem ser submetido a terapias invasivas.

Cuidados paliativos são indicados a todos os pacientes com doenças ou condições progressivas e potencialmente mortais. As medidas vão depender dos sintomas, da funcionalidade e do prognóstico, ou seja, quanto tempo de sobrevida se espera para o paciente. 

Segundo médico da seleção, Neymar ainda é dúvida para oitavas

 Alex Telles e Gabriel Jesus relatam dores e viram preocupação

(Foto: Lucas Figueiredo/Ag. Brasil)


Agência Brasil - Em entrevista coletiva concedida após a derrota de 1 a 0 para Camarões, o médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar, afirmou nesta sexta-feira (2) que o tempo será fundamental para saber se Neymar estará disponível ou não para o jogo das oitavas de final contra a Coreia do Sul, disputado a partir das 16h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (5). 

“Ainda temos 72 horas para o próximo jogo e vamos contar com o tempo a nosso favor. Temos possibilidades ainda e vamos aguardar como será essa transição. Ainda não começaram o trabalho em campo com bola, o que deverá ser feito amanhã, e é importante observar como será a resposta deles a esse novo estímulo. Dependendo disso, podem ter ou não condições”, afirmou o médico ao comentar as situações do atacante Neymar (com um problema no tornozelo) e do lateral Alex Sandro (que apresentou dores no quadril esquerdo). 

Quem tem mais chances de ficar disponível para a disputa das oitavas é o lateral Danilo. Segundo Lasmar, ele “vem apresentando uma evolução muito positiva e satisfatória [da lesão do tornozelo] e fez um trabalho intenso em campo, já com bola, em uma adaptação funcional muito positiva”. Assim, caso tudo corra bem, a “expectativa é grande para que esteja à disposição no próximo jogo”. 

Mas o dia também foi de novas preocupações, pois o lateral Alex Telles e o atacante Gabriel Jesus se queixaram de dores durante a partida contra Camarões. “Alex Telles deixou o jogo se queixando de dores no joelho direito após um trauma, ele foi avaliado no vestiário agora e amanhã será realizado um exame de ressonância magnética para avaliar um pouco melhor. Da mesma forma, Gabriel Jesus também se queixou de dores no joelho direito e já providenciamos uma imagem que será feita amanhã. Após os exames daremos mais detalhes”, concluiu Rodrigo Lasmar. 

Lula deve inaugurar trecho de transposição do São Francisco no Ceará

 Obras de transposição do São Francisco foram iniciadas por Lula em 2007

Lula nas obras de transposição do Rio São Francisco (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve inaugurar em seu governo a extensão da transposição do rio São Francisco até o Ceará, informa o Painel da Folha de S.Paulo

O Ramal do Salgado, um dos últimos trechos da transposição do São Francisco, vai ser construído ao longo de 30 meses, durante o terceiro mandato de Lula. 

Em sua campanha fracassada pela reeleição, Bolsonaro usou a transposição do rio São Francisco em suas peças eleitorais. Mas ele finalizou apenas trechos do projeto. Quando assumiu a Presidência, as obras de transposição do São Francisco já tinham sido concluídas em mais de 90%.  

Exército sugere que troca de comando seja feita após posse de Lula

 Alto Comando do Exército considera necessário esperar a posse de Lula para passar o cargo

(Foto: Divulgação/Centro de Comunicação Social do Exército)


247 - Em reunião nesta semana, o Alto Comando do Exército concluiu que não deve antecipar a troca do comandante da Força, como foi aventado, e vai esperar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para preparar as formalidades para a passagem do comando.A decisão foi tomada na última quarta-feira (30), durante reunião ordinária do colegiado de 16 generais de Exército, informa a Folha de S.Paulo.

A antecipação da troca nos comandos seria medida inédita e poderia criar problemas na relação com o novo governo que se instala a partir de 1º de janeiro. 

O Alto Comando sugeriu seguir a transição como sempre foi feito, deixando para o futuro presidente a responsabilidade de nomear os comandantes. 

Começam hoje as oitavas de final da Copa 2022

 Holanda e Estados Unidos abrem a disputa das oitavas do Mundial. Argentina enfrenta Austrália

Messi (Foto: Vincent Carchietta-USA TODAY Sports)


Agência Brasil - A partida entre Argentina e Austrália é o destaque do primeiro dia de jogos das oitavas de final do Mundial do Catar. A equipe do craque Lionel Messi entra no gramado do Estádio Ahmad Bin Ali a partir das 16h (horário de Brasília) deste sábado (3). 

Os argentinos chegam motivados ao confronto, após uma convincente vitória de 2 a 0 sobre a Polônia que lhe valeu a liderança do Grupo C. Mas a equipe de Lionel Scaloni pode ter um grande desfalque, o meia-atacante Di María, que se tornou dúvida após reclamar de dores.

Em entrevista coletiva concedida na última sexta (2), o comandante da seleção argentina afirmou que não espera facilidades diante da Austrália: “Não me surpreende que a Austrália esteja nas oitavas de final. Eles são uma boa equipe, tiveram uma boa campanha de classificação, não conseguiram se classificar diretamente para a Copa, fizeram isso na repescagem. Eles têm uma tradição em Copas do Mundo e isso os torna difíceis”. 

Já o técnico da Austrália, Graham Arnold, prometeu que lutará muito diante da Argentina em busca da vaga nas quartas: “Sem desrespeitar a Argentina nem nada, mas são 11 contra 11, e são 10 camisas azuis contra 10 amarelas. Será uma batalha”.

Mas as oitavas de final do Mundial serão abertas mais cedo, a partir das 12h, quando a Holanda medirá com os Estados Unidos no Estádio Internacional Khalifa.

Apesar de não apresentar um futebol vistoso na fase de grupos, a Laranja Mecânica tem a segunda melhor campanha da competição, com 7 pontos e saldo de 4 gols positivos (a melhor campanha é da Inglaterra, com 7 pontos e saldo de 7 gols).

E o técnico da Holanda, Louis Van Gaal, deixou claro que a sua equipe precisará jogar melhor do que fez até aqui para superar uma seleção que faz uma boa Copa no Catar: “Os EUA demonstraram que têm uma excelente equipe, eu diria até mesmo uma das melhores equipes, uma equipe que é afinada, [mas] não é nada que não possamos superar”.

Porém, a equipe norte-americana aguarda ainda para saber se poderá contar ou não com o seu líder técnico, o atacante Christian Pulisic. O jogador do Chelsea (Inglaterra) sofreu uma lesão pélvica na vitória sobre o Irã na última terça-feira (29) e a expectativa do técnico Gregg Berhalter é de que ele entre em campo contra os holandeses: “Parece muito bom [o Pulisic], mas teremos que vê-lo hoje em campo para ter a confirmação disso”.