terça-feira, 18 de outubro de 2022

Após decisões do TSE, Jovem Pan proíbe comentaristas de xingar Lula

 Em mensagem encaminhada para a redação, a chefia veta veementemente o uso de palavras como "corrupto" ou "ladrão"

Comentaristas da Jovem Pan e Lula (Foto: Reprodução)

247 - A direção da TV Jovem Pan divulgou nesta terça-feira (18) um comunicado aos jornalistas e apresentadores proibindo usar adjetivos ofensivos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato mais atacado pela linha editorial da emissora.

Segundo comunicado, divulgado pelo blog de Fefito, no UOL, a direção da emissora bolsonarista veta veementemente o uso de palavras como "corrupto" ou "ladrão".

Leia o comunicado na íntegra abaixo:

"Caros, com base em decisão do TSE proferida nesta segunda-feira, estamos orientados pelo jurídico a não utilizar as seguintes expressões nos programas da casa:

 Ex-presidiário

Descondenado

Ladrão

Corrupto

Chefe de organização criminosa

Além disso, não devemos fazer qualquer associação entre o candidato Lula ao crime organizado. E mais: as críticas aos ministros e ao judiciário não são recomendadas pelo nosso jurídico neste momento.

O descumprimento dessas determinações pode levar não só a direito de resposta como também a multa de R$ 25 mil e a remoção dos conteúdos de nossas plataformas.

 A direção de jornalismo reforça que aqueles que não se sentirem confortáveis com essa determinação com base em decisão da Justiça, devem nos informar para que possam ser substituídos nos programas."

Por meio de sua assessoria, a Jovem Pan afirma que "se trata de uma orientação editorial que reforça a importância do cumprimento de uma decisão judicial que impõe restrições ao trabalho jornalístico. Não existe 'medo' como escreve o colunista. Existe respeito à Justiça".

TSE concede três direitos de resposta para Lula na Jovem Pan

O Tribunal Superior Eleitoral concedeu mais três pedidos de direito de resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deverão ser veiculados nos canais da Rede Jovem Pan.

Os ministros concordaram com os pedidos feitos pela campanha petista para permitir que Lula rebata afirmações de que seria mentiroso, de que não teria sido inocentado pela Justiça e que irá perseguir cristãos em um eventual governo. 

Na sentença, o Tribunal determinou que os comentaristas da emissora não reproduzam mais as informações consideradas mentirosas sobre Lula, sob pena de multa no valor de 25 mil reais.

Bolsonaro esteve em Juiz de Fora, mas seu comício flopou

 Jair Bolsonaro esteve pela terceira vez na cidade mineira nesta campanha de 2022. O resultado foi um retumbante fracasso

Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook)


Por Denise Assis, para o 247

Na cidade de Juiz de Fora, (Zona da Mata-MG), onde em 2018 Bolsonaro venceu por 52% de vantagem sobre Haddad, o candidato do PT, a bordo do que ele chamou de “atentado a faca”, desta vez o vencedor foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 52,68 dos votos. O motivo, é o excelente trabalho da prefeita Margarida Salomão (PT), que vem brindando a cidade com obras fundamentais, como a limpeza do Rio Paraibuna, cujo assoreamento era motivo de alagamento nas chuvas de verão. O outro, é que tradicionalmente a cidade elege Lula desde a sua primeira candidatura à presidência.

Hoje Bolsonaro esteve pela terceira vez na cidade, nesta campanha de 2022. O resultado foi um retumbante fracasso. Na região, onde as empresas de laticínio, empresas de construção civil, o comércio e os serviços são o forte da economia, e a universidade fornece mão de obra pra lá de especializada, há uma base petista consolidada. Quando Lula esteve ainda no início da campanha, no município, lotou o estádio do Esporte Clube e os seus arredores. Houve uma fila tão grande no entorno do ginásio, quanto o público presente dentro do estádio. Na tarde desta terça-feira, Bolsonaro passou, buzinou, e o município continuou a cuidar da vida. Foram pouquíssimos os que se animaram a fazer claque para ele na lateral do Parque Halfeld, em frente à prefeitura. Os que foram puderam até escolher ficar sob a sombra das árvores, tão ralo era o público que foi conferir a sua passagem pela cidade.

Mulher hostiliza padre em igreja: 'na casa de Deus o senhor não vai falar de Marielle Franco, uma homossexual' (vídeo)

 "Uma esquerdista do PSOL, que quer a ideologia de gênero dentro da escola das crianças", disse uma mulher ao discutir com um padre em Jacareí (SP)

Culto em Jacareí (SP) e a ex-vereadora Marielle Franco (círculo) (Foto: Reprodução | ABR)


247 - Uma mulher interrompeu um padre e pediu que o religioso não falasse da ex-vereadora da cidade do Rio de Janeiro (RJ) Marielle Franco (PSOL), assassinada pelo crime organizado em março de 2018 na capital. A discussão na igreja aconteceu em Jacareí, Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte do estado de São Paulo.

"O senhor não vai falar de Marielle Franco dentro da casa de Deus. Uma homossexual, envolvida com o tráfico de drogas. Uma esquerdista do PSOL, que quer a ideologia de gênero dentro da escola das crianças", disse.

A ex-vereadora foi assassinada pelo crime organizado em março de 2018. Os criminosos mataram a então parlamentar em um lugar sem câmeras na região central da cidade do Rio de Janeiro. Os responsáveis pelo homicídio perseguiram por cerca de quatro quilômetros o carro onde estava Marielle. 

Dois acusados do crime foram presos. Um deles foi o ex-policial militar Ronnie Lessa, que morava no mesmo condomínio de Jair Bolsonaro (PL) na capital e, segundo o Ministério Público (MP-RJ), deu os tiros que assassinaram Marielle. O outro acusado foi Élcio Vieira de Queiroz, de 46 anos e que, segundo as investigações, dirigia o carro no momento do crime. Ele também chegou a aparecer em uma foto com Jair Bolsonaro, que teve o seu rosto cortado na imagem.

Ativista de direitos humanos, Marielle fazia denúncias contra a violência policial nas favelas e criticava a atuação de milícias. 


Estudantes vão às ruas de todo o país contra os cortes de Bolsonaro na educação

 Governo chegou a anunciar recuo na intenção de bloquear verbas, mas tirou recursos de projetos de pesquisa

Estudantes protestam contra cortes nos recursos das universidades (Foto: Reprodução/UNE)

Brasil de Fato - Estudantes foram às ruas em cidades de todo o país nesta terça-feira (18) em protesto contra os recentes cortes de verbas anunciados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) na educação. As mobilizações foram chamadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

 Os contingenciamentos (bloqueios temporários até que o governo decida se os cortes serão ou não definitivos) anunciados logo após a votação do primeiro turno das eleições presidenciais somaram mais de R$ 1 bilhão. Após pressão da sociedade, o governo anunciou recuo. Porém, sem alarde, foi determinado corte de verbas de pesquisas em áreas como saúde, agronegócio e energia. Os recursos são fundamentais para o andamento dos projetos nas universidades públicas.

A movimentação começou logo cedo nesta terça. Os atos foram registrados em todas as regiões do país, tanto dentro dos campi quanto pelas ruas das cidades. Os estudantes receberam apoio de pessoas e entidades que não fazem parte das comunidades das escolas e universidades, mas que se juntaram aos grupos para protestar contra o governo.

 

 

 

 

 

Ipespe: Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro, 47%

 De acordo com os números, o ex-presidente conseguiu 49% dos votos totais e atual ocupante do Planalto, 43%

Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS)


247 - A pesquisa Ipespe, divulgada nesta terça-feira (18), mostrou o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PL). 

De acordo com os números, Lula conseguiu 49% dos votos totais e Bolsonaro, 43%. Brancos, nulos ou os que disseram não pretender votar em candidato algum somaram 6%, e indecisos, 2%.

No levantamento anterior do Ipespe, divulgado em 11 de outubro, Lula tinha 50% dos votos totais, contra 43% de Jair Bolsonaro. Branco e nulos somaram 4% e indecisos, 2%. No votos válidos, Lula tinha 54% e Bolsonaro, 46%. 

O Ipespe perguntou sobre o debate da Band. Entre os que declaram voto em Jair Bolsonaro, 53% disseram que assistiram à transmissão. Entre os de Lula, esse número cai para 42%. Na avaliação de 42% dos entrevistados, Bolsonaro se saiu melhor no debate, contra 41% que apontam Lula como o que teve o desempenho mais satisfatório. Para 10% dos respondentes, nenhum dos presidenciáveis foi bem.

Foram entrevistados 1.100 eleitores realizadas entre segunda (17) e esta terça-feira (18) em todo o País. A margem de erro foi de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06307/2022.

Ministério Público pede suspensão do consignado do Auxílio Brasil

 De acordo com o pedido, há risco de prejuízo para a Caixa e para o erário

Programa Auxílio Brasil (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


247 - O Ministério Público pediu para o Tribunal de Contas da União (TCU) suspender o crédito consignado do Auxílio Brasil liberado pela Caixa Econômica Federal. De acordo com o pedido, há risco de prejuízo para a Caixa e para o erário.

Segundo o portal G1, o procurador pediu que "seja adotada medida cautelar determinando à Caixa Econômica Federal que, independentemente de eventuais arranjos legais e infralegais, se abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto".

O subprocurador Lucas Furtado pediu que o TCU tome medidas para "conhecer e avaliar os procedimentos adotados pela Caixa Econômica Federal para a concessão de empréstimos consignados aos beneficiários do Auxílio Brasil, de modo a impedir sua utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco, relativas à proteção da segurança nacional ou ao atendimento de relevante interesse coletivo".

TSE desmonetiza produtora Brasil Paralelo e intima Carlos Bolsonaro por fake news

 O Tribunal determinou que o vereador Carlos Bolsonaro se manifestar em até três dias e mandou as redes sociais identificarem 28 perfis que estariam compartilhando notícias falsas

Vereador Carlos Bolsonaro (Foto: Renan Olaz/CMRJ)


247 - O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves mandou o Youtube desmonetizar quatro canais de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), incluindo o da produtora Brasil Paralelo, por divulgação de notícias falsas contra o candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro fixou multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Além do Brasil Paralelo, a desmonetização atinge os canais Foco do Brasil, Folha Política e Dr. News. As informações foram publicadas nesta terça-feira (18) pelo portal Uol

O TSE determinou que o vereador da cidade do Rio de Janeiro (RJ) Carlos Bolsonaro (Republicanos) se manifestar em até três dias e mandou as redes sociais identificarem 28 perfis que estariam compartilhando notícias falsas de forma anônima nas plataformas. O filho de Jair Bolsonaro (PL) terá de falar sobre a "utilização político-eleitoral de seus perfis nas redes sociais" e o pedido da campanha do PT para que suas contas sejam suspensas.

O ministro suspendeu o lançamento de um dos vídeos planejados pela Brasil Paralelo que seria divulgado a seis dias do segundo turno.

O ministro disse ser "preocupante" que esses canais produzam conteúdo com notícias falsas "prejudiciais ao candidato Lula, com significativa repercussão e efeitos persistentes" mesmo após a remoção dos conteúdos. 

"Além disso, movimentam vultosos recursos financeiros, tanto arrecadados junto a assinantes e via monetização, quanto gastos em produção e impulsionamento de conteúdos", disse Benedito.

TSE concede três direitos de resposta para Lula na Jovem Pan

 As decisões permitem que o petista rebate declarações de que ele não teria sido inocentado e que perseguirá cristãos

(Foto: Reprodução | ABR | REUTERS/Rodolfo Buhrer)

Carta Capital - O Tribunal Superior Eleitoral concedeu mais três pedidos de direito de resposta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deverão ser veiculados nos canais da Rede Jovem Pan.

Os ministros concordaram com os pedidos feitos pela campanha petista para permitir que Lula rebata afirmações de que seria mentiroso, de que não teria sido inocentado pela Justiça e que irá perseguir cristãos em um eventual governo. 

Na sentença, o Tribunal determinou que os comentaristas da emissora não reproduzam mais as informações consideradas mentirosas sobre Lula, sob pena de multa no valor de 25 mil reais.

Leia a íntegra na Carta Capital.

Barroso autoriza oferta de transporte público gratuito no segundo turno das eleições

 De acordo com o ministro, prefeitos e gestores não podem ser punidos por por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa

Ministro do STF Luís Roberto Barroso em Brasília (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas ofereçam, voluntariamente e de forma gratuita, o serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições. De acordo com o ministro, prefeitos e gestores não podem ser punidos por por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Barroso destacou que a medida tem o objetivo de garantir o direito constitucional de voto. As informações foram publicadas nesta terça pelo portal G1

"Fica reconhecido que os municípios podem, sem incorrer em qualquer forma de ilícito administrativo, civil, penal ou eleitoral, promover política pública de transporte gratuito no dia das eleições, em caráter geral e sem qualquer discriminação, como forma de garantir as condições materiais necessárias para o pleno exercício do sufrágio ativo por parte de todos os cidadãos", disse.

"Nesse caso, as empresas concessionárias ou permissionárias de transporte público municipal deverão atuar colaborativamente para garantir a efetividade da medida", acrescentou.

Lula leva ataque de Bolsonaro contra favelados à TV e defende CPX do Alemão: "vote pelo respeito"

 “As favelas são feitas de trabalhadores, gente humilde e de bem”, diz uma moradora do Complexo do Alemão na peça publicitária divulgada pela campanha do ex-presidente Lula

(Foto: Reprodução)

247 - A campanha do ex-presidente Lula (PT) levou o ataque de Jair Bolsonaro (PL) contra moradores de favela à televisão e defendeu a população do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

Durante debate presidencial, Bolsonaro disse que os moradores do Complexo do Alemão eram “traficantes”. “Ali, não tinha bandido na passeata, ali tinham mulheres e homens que trabalham, que levantam 5 horas da manhã para trabalhar”, respondeu Lula.

“As favelas são feitas de trabalhadores, gente humilde e de bem”, diz uma moradora do Alemão na peça publicitária divulgada pela campanha do ex-presidente. "Vote pelo respeito", conclui a peça.


Segue em aberto julgamento da candidatura de Dallagnol

 Um pedido de vista na sessão desta segunda-feira (17) interrompeu mais uma vez o julgamento sobre a candidatura de Deltan Dallagnol a deputado federal por Paraná. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) ainda não concluiu o caso, mais de duas semanas após o ex-procurador da República  ter sido o mais votado para o cargo, com 344,9 mil votos.

     Foto:Agência Brasil/EBC

O caso deve ser retomado nesta quarta-feira (19). Os juízes eleitorais devem decidir se duas ações e impugnação de sua candidatura, movidas pelo PT e pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), têm argumentos válidos para indeferirem a candidatura do ex-procurador. Um dos argumentos do PT é que a condenação de Dallagnol do Tribunal de Contas da União (TCU) inviabilizaria a candidatura dele. (De O Antagonista; foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Fonte: Contraponto

Final dos JAP’s terá delegações de 84 cidades em Apucarana

 


Com disputas em três finais de semana, Apucarana sedia entre os dias 4 e 27 de novembro, a fase Final Estadual “A” dos 64º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). A competição, que é uma realização do Governo do Paraná em parceria com a Prefeitura de Apucarana, contará com a participação de mais de 4 mil atletas de 84 municípios. Detalhes da organização foram tratados nesta terça-feira (18/10), através de videoconferência, durante congresso técnico que reuniu dirigentes esportivos de todo o estado.

Os trabalhos, que foram conduzidos pelo supervisor técnico dos jogos, Richarde César Salvador, tiveram participação do prefeito Júnior da Femac e do secretário Municipal de Esportes, José Marcelino da Silva (Grilo). “Estamos preparando uma grande solenidade de abertura com belas atrações, no dia 5 de novembro, a partir das 19h30, em nosso complexo esportivo. Os locais de alojamento e competição já estão sendo preparados. A cidade está muito bonita, temos muitos pontos turísticos e o comércio em compasso de espera para atender a todos”, assinalou o prefeito Júnior da Femac, frisando que Apucarana tem um povo que adora receber (pessoas).

“Estamos mais uma vez muito felizes em poder ser sede de uma competição estadual da grandeza dos jogos abertos. Uma tradição que foi resgatada há nove anos com o Dr. Beto Preto (ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde) e que demos continuidade com muito entusiasmo, fazendo com que Apucarana seja hoje conhecida como a “Capital do Esporte no Paraná”. Todas as delegações serão acolhidas, abraçadas com muito carinho e não tenho dúvidas de que irão viver momentos inesquecíveis em Apucarana”, disse o prefeito, parabenizando ao governador Ratinho Júnior pelo trabalho em prol do esporte em todo o Paraná.

As disputas esportivas, no masculino e feminino, terão início no dia 4 de novembro com competições em nove modalidades: badminton, ciclismo, natação, basquetebol, futebol sete, futsal, handebol, rugby, vôlei de praia e voleibol. “O segundo final de semana de disputas, de 11 a 13 de novembro, está reservado à Ginástica Rítmica”, salienta Richarde César Salvador, supervisor técnico dos JAP’s. Segundo ele, no terceiro e último final de semana de jogos, nos dias 25 a 27 de novembro, acontecem as disputadas das modalidades de tênis de mesa, tênis e xadrez, bem como semifinais e finais das modalidades que tiveram jogos classificatórios promovidos entre os dias 4 e 6”, conclui Salvador.

A fase final Estadual dos 64º Jogos Abertos do Paraná (64º JAP’s) é uma organização do Governo do Estado do Paraná, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, por intermédio do Paraná Esporte – PRES, e Prefeitura de Apucarana, com apoio de entidades de administração do desporto do Paraná.

Cine Teatro Fênix apresenta espetáculo infantil circense Maní

 



Na próxima sexta-feira (21), a prefeitura de Apucarana apresenta no Cine Teatro Fênix, às 20 horas, o espetáculo infantil circense Maní, da Companhia Tangará, de Londrina.  A entrada é gratuita, mas é aceita doação de um quilo de alimento não perecível.

O espetáculo transcorre a partir da história da pequena indígena Maní, que conta a origem de um importante alimento em nosso país e também traz algumas figuras populares do imaginário brasileiro.  A lenda é atualizada para aprimorar sua comunicação com o público e nos convidar a ampliar nossa visão sobre nossa ancestralidade.

Direcionada ao público infantil, na apresentação o folclore e a arte são representados através de números acrobáticos de circo. O ingresso pode ser retirado 1 hora antes do espetáculo, na bilheteria do Cine Teatro Fênix. Mais informações: (43) 3423-2944

Kung Fu de Apucarana conquista 43 medalhas no Campeonato Brasileiro

 


Representando Apucarana e a Seleção Paranaense, a equipe de kung fu do município, formada por 18 atletas, deu um show na disputa do 32º Campeonato Brasileiro, que aconteceu de 12 a 16 de outubro, em Goiânia-GO, em evento que reuniu os principais competidores de todo o país. Os apucaranenses, que são comandados pelo professor Abel Cezar Cândido Bento, conquistaram 43 medalhas, somando as categorias menores (infantil, infanto e juvenil) e adulto.

Participaram 550 atletas entre 6 a 79 anos de 22 estados, competindo nas modalidades (sanda, tuishou e shuaijiao) e de formas (taolu tradicional e esportivo).

Segundo Abel, pelas categorias menores, Apucarana faturou 17 medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze. “Na categoria adulto conquistamos 18 medalhas no geral, sendo seis de ouro, sete de prata e cinco de bronze. Foi uma belíssima participação de Apucarana no Campeonato Brasileiro, numa competição de alto nível técnico e que revelou novos talentos do nosso kung fu. Volto muito satisfeito de Goiânia e com o dever cumprido de que realizamos um bom papel na competição nacional”, destaca o professor Abel.

“O Abel e toda a sua equipe merecem os nossos aplausos pela excelente participação em Goiânia, levando o nome de Apucarana para todo o Brasil. O nosso kung fu realiza um trabalho sério e hoje é muito forte e respeitado nas categorias menores e adulto, com os atletas contando com todo o respaldo do prefeito Junior da Femac”, cita o professor Grillo, Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

Nas categorias menores, Apucarana foi representada pelos atletas André Luiz, Nicolas Gabriel, Sanderson Matheus, Rafael, Lucas Emanuel, Kawan, Isabel, Kemilly Karoline, Maiby Gabrielly e Madelaine Silva. Abel Cezar, Leandro Felipe, Lucas Henrique, Alexandre, Luiz Gustavo, Lenimar Madeira, Cíntia Varella e Jheyne Rawane formaram a equipe adulta na capital goiana.

Na disputa do Campeonato Brasileiro, a equipe teve o apoio do Conselho Municipal de Esportes e da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

Apucarana é destaque na Copa Norte de Badminton em Maringá

 


A equipe de badminton de Apucarana, comandada pelo professor Alysson Namba, foi destaque durante a realização da 2ª etapa da Copa Norte, disputada nesse final de semana no Ginásio de Esportes Chico Neto, em Maringá. Os apucaranenses conquistaram 15 medalhas, sendo cinco de ouro, seis de prata e quatro de bronze. A competição reuniu 166 atletas, que representaram os municípios de Maringá, Apucarana, Arapongas, Londrina, Cornélio Procópio, Colorado, Nova Esperança, São João do Caiuá, Paranavaí e Curitiba.

“Fico feliz em poder ver os resultados, pois tivemos todos os atletas no pódio, alguns em uma das categorias e outros em todas as três categorias disputadas, tanto no individual quanto nas duplas. Temos hoje uma equipe que representa a cidade desde a categoria sub-11 até atletas acima de 50 anos, mostrando assim que o esporte é para todos. Fica o meu convite para quem ainda não conhece o badminton que venha fazer uma aula e participar conosco”, disse o professor Alysson Namba.

De acordo com Namba, os treinamentos acontecem as terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural Nipo Brasileiro.

“Mais uma vez os atletas de badminton de Apucarana estão de parabéns pelas conquistas alcançadas no final de semana em Maringá. Nos últimos anos a modalidade tem se destacado nas competições realizadas no Estado, com a equipe contando com incentivo do prefeito Junior da Femac”, frisa o professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

Na “Cidade Canção”, a equipe contou com os atletas Pedro Oliveira, Pedro Gasparini, André Brito, Marcos Brito, Dante Guarnieri, Lucas Favaretto, Alysson Namba, Lya Namba, Tânia Guill e Sheila Moure. Na disputa de duplas, a equipe apucaranense foi reforçada pelos atletas Arthur, de Cornélio Procópio, e Ana, de São João do Caiuá.

As medalhas conquistadas por Apucarana foram as seguintes: Ouro – Lya Namba (sub-11), Lucas Favaretto (sub-13), Tânia Guill (42+), Sheila Moure (50+) e Dante e Arthur (dupla sub-17); Prata – André Brito (C), Alysson e André (dupla B), Tânia e Sheila (dupla 35+), Lucas e Pedro (dupla sub-13), Alysson e Tânia (dupla B) e Marcos e Sheila (dupla 50+); Bronze – Marcos Brito (50+), Pedro Gasparini (sub-13), Pedro Gasparini e Pedro Oliveira (dupla sub-13) e Lucas e Ana (dupla sub-17).

A equipe de badminton tem parceria com a Escola Nipo Brasileira, Espaço Cultural Nipo Brasileiro e Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), com apoio da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.

Apucaranense é campeão no taekwondo na 2ª edição do Paraná Combate

 


O atleta apucaranense Thiago Presente Fedrigo, que compete na modalidade de taekwondo, faturou duas medalhas nesse final de semana no ginásio de esportes do Colégio Vicente Rijo, em Londrina, durante a 2ª edição do Paraná Combate. Ele ganhou medalha de ouro na categoria A abaixo de 80 quilos e ficou com o bronze no estilo poomsae faixa verde até azul claro. Foi à primeira participação dele em competições de nível estadual.

Na categoria A, o segundo colocado foi Danilo Paulino, de Rolândia, enquanto João Pedro Mendes Santos, de Guarapuava, obteve a terceira colocação. Na disputa de faixa verde até azul claro, o campeão foi Adriel Cikoski, de Francisco Beltrão, com o maringaense Erivelto Postai Silva ficando na segunda posição.

O instrutor Márcio José de Paula, da Yom-chi Escola de Taekwondo Apucarana, ficou feliz com as medalhas conquistadas no Paraná Combate. “O Thiago competiu numa categoria que permitia a participação de atletas com níveis de graduações mais altas que a dele. Mesmo com a graduação mais baixa da categoria, ele conquistou ouro na luta. Já no estilo poomsae, o Thiago ganhou e medalha de bronze ficando com uma nota bem próxima do segundo colocado. Ele é um aluno bastante dedicado nos treinamentos e foi merecedor das duas conquistas”, frisa Márcio.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, enalteceu as medalhas conquistadas em Londrina. “No Paraná Combate, Apucarana já havia se destacado no kung fu e no karatê e, agora mostrou o seu potencial no taekwondo, sendo muito bem representado pelo Thiago, que trouxe duas medalhas para o nosso município. O taekwondo é mais uma modalidade que tem o apoio do prefeito Junior da Femac”, disse Grillo.

O também apucaranense Sérgio Augusto Roque competiu na categoria A acima de 80 quilos, mas acabou sendo eliminado na primeira fase da competição.

O Paraná Combate é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio das federações de lutas do estado e da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).


Apucarana teve 63 mm de chuvas em apenas uma hora na madrugada de hoje

 


Apucarana apresentou um volume de chuvas muito significativo no início da madrugada desta terça-feira, dia 18 de outubro. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) destacou o volume pluviométrico em Apucarana, que foi de 93 milímetros, no acumulado da tarde de ontem e a madrugada de hoje, com pancadas de chuvas muito fortes.

Pouco depois da meia noite até por volta de 1h20 da madrugada desta terça-feira, foram 63 milímetros em apenas uma hora em Apucarana. Em todo o norte do Paraná o Simepar destacou o quadro de Apucarana. De acordo com técnicos do órgão, felizmente, não houve ocorrência de ventos. Porém, existe o alerta de que estão previstas chuvas intensas, na mesma proporção, para quinta-feira.

Segundo a Defesa Civil local, que tem como coordenador o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Reinaldo Andrade, foram registradas ocorrências como alagamento de algumas residências, queda de árvores e entupimento de bueiros. As situações mais preocupantes são nos residenciais Interlagos e Miriam.

O prefeito Junior da Femac está acompanhando na manhã de hoje (18) o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. “Os operários da prefeitura estão trabalhando no recolhimento de árvores, galhos, desobstrução de bueiros e limpeza de ruas que tiveram deslizamentos de terra”, informa o prefeito. Ele alertou os apucaranenses para adotarem medidas preventivas, devido às fortes chuvas previstas para quinta-feira.

Para obter ajuda da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, as pessoas podem ligar para o número 153 ou para a Secretaria de Serviços Públicos, no telefone 34278431.

Nesta terça-feira, conforme anuncia o Simepar, aumenta a condição de umidade e calor em várias regiões do Paraná. Com isto, aumenta a presença de nebulosidade e há previsão de chuvas em todo o estado.