quarta-feira, 5 de outubro de 2022

TSE obriga redes sociais a apagar mentiras que bolsonaristas espalharam sobre satanismo

 Políticos de extrema direita, como o senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho, mentiram ao povo e tentaram associar Lula ao satanismo

Fake news compartilhada por Cleitinho liga Lula ao satanismo (Foto: Reprodução | REUTERS/Carla Carniel)


247 - O Tribunal Superior Eleitoral decidiu atender a um pedido apresentado nesta terça-feira (4) pela coligação Brasil da Esperança e mandou remover postagens mentirosas e manipuladoras nas redes sociais bolsonaristas que associam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao satanismo.

Um ator identificado como Vicky Vanilla gravou um vídeo em que se passa por um satanista que apoia Lula - o que acabou se mostrando uma armação. As imagens foram compartilhadas pelo senador eleito por Minas Gerais, Cleitinho, que apelou aos “cristãos” a votarem contra Lula no primeiro turno.

A decisão foi tomada nesta quarta pelo ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino e atinge as contas de Cleitinho, de Vicky Vanilla e de vários bolsonaristas, como Flávio Bolsonaro, Carla Zambelli, Bernardo Kuster e outros nas seguintes plataformas: TikTok, Twitter, YouTube, Instagram, Facebook e Gettr.

Segundo o ministro, “não se trata de exercício legítimo da liberdade de expressão, pois o responsável pelo perfil impugnado acaba por prejudicar indevidamente a honra e a imagem do candidato ao utilizar de seu capital digital (aproximadamente um milhão de seguidores) para manifestar suposto apoio político, associando-o a ideologia ou crença satânica no contexto de uma sociedade majoritariamente cristã”.

O magistrado argumenta ainda que “é inadmissível associar a imagem de terceiro candidato ao cargo de presidente da República a determinada religião ou ideologia sem o seu consentimento” e que as postagens foram feitas em contas de muito alcance nas redes sociais em “momento crítico” da eleição.

Confira o documento da decisão do TSE:


Lula agradece apoio do PDT: "vamos juntar os diferentes para vencer os antagônicos"

 O ex-presidente ainda lembrou da importância do PDT. Segundo ele, o partido e o ex-ministro Ciro Gomes “valem muito mais do que os votos que tiveram”

(Foto: Reprodução)

247 - Em coletiva de imprensa ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, o ex-presidente Lula (PT) agradeceu o apoio do partido e do candidato Ciro Gomes no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), que ocorre no próximo dia 30 de outubro. “Nós vamos juntar os diferentes para vencer os antagônicos”, destacou Lula, que se mostrou otimista na vitória contra o bolsonarismo ao longo da coletiva.

O ex-presidente ainda lembrou da importância do PDT. Segundo ele, o partido e o ex-ministro Ciro “valem muito mais do que os votos que tiveram”.

“O PDT é muito importante pela história dele, pela história. Quando chegar nas eleições municipais, a gente vai ver que o PT e PDT vão estar juntos em mais de 500 cidades”, destacou. “A história do Ciro não é de 3,5% dos votos, ele vale muito mais do que isso, é mais importante do que isso e significa mais do que isso”, continuou. 

“Tem três políticos no Brasil que aprendi a gostar de graça mesmo quando falam coisas contra mim. Um era o Mário Covas, que era torrão, mas toda vez que ele precisou o PT apoiou. Outro era o Requião, que era muito torrão, falava muito mal do PT, às vezes ofendia, mas eu gostava dele e sempre que pudemos o apoiamos. E outro é o Ciro Gomes. Eu o conheço bem, foi meu ministro, almoçamos, bebemos e jogamos bola juntos”, explicou o candidato petista.

“O Ciro é uma pessoa, às vezes, pessoalmente, muito diferente do que ele é no palco de luta. Eu acho que todos nós quando disputamos eleição, fazemos tipo, viramos artistas, fazemos coisas que a gente não faz na vida normal. Então eu acho que o PDT e o Ciro valem muito mais do que os votos que tiveram, pela história, compromisso, luta e as coisas que já fizeram pelo Brasil”, disse.



Simone Tebet anuncia apoio a Lula: “reconheço nele o seu compromisso com a democracia”

 "Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", afirmou a senadora do MDB-MS, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial

Simone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)


247 - A candidata derrotada do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, anunciou nesta quarta-feira (5) apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfrentará Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial marcado para o dia 30 de outubro. 

"Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em especial nos seus últimos dias de campanha quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar as suas propostas completas, depositarei nele o meu voto porque reconheço nele o seu compromisso com a democracia e com a Constituição, o que desconheço no atual presidente. Meu apoio não será por adesão. Meu apoio é por um Brasil que sonho ser de todos", afirmou Simone.

A senadora, que almoçou com o ex-presidente nesta quarta-feira, para discutir o apoio, respondeu aos eleitores que "imploraram" para que ela ficasse neutra no segundo turno. "Me omitir seria desonrar minha trajetória política. Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Há um Brasil a ser imediatamente reconstruído e reunido", justificou. Disse ainda que "não está autorizada a sair das ruas" na segunda etapa da disputa. 

Em sua fala, ela apresentou ainda cinco sugestões ao programa de governo de Lula, que já haviam sido discutidas com o candidato do PT.

A emedebista apareceu na terceira posição na votação realizada no último domingo (2). Ela teve 4,16 dos votos (4,9 milhões de votos. No Mato Grosso do Sul, onde Simone é senadora, Bolsonaro conseguiu 52,70% (794.206 votos) e Lula, 39,04% (588.323 votos computados).

No País, o ex-presidente ficou em primeiro lugar, com 48% dos votos válidos (57,2 milhões) no primeiro turno da eleição, contra 43% (51 milhões) de Bolsonaro no País.

Bolsonaro foi o primeiro presidente a perder a eleição em primeiro turno desde 1997, quando a reeleição foi aprovada. 

Jocelito Canto perde ação no TRE e Beto Richa passa a ser o deputado federal eleito pelo PSDB no Paraná

 

Foto: Franklin Freitas


O candidato tucano Jocelito Canto teve o recurso sobre sua candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE). Com isso, ele tem negada a sua candidatura ao cargo de deputado federal pelo Paraná. Canto é ex-prefeito de Ponta Grossa e recebeu mais de 74 mil votos nas urnas, mas por ora, não vai assumir a cadeira na Câmara Federal.

Com isso, quem assume o mandato de deputado federal é Beto Richa, que teve 64.868 votos. A quantia não é suficiente para garantir a cadeira em Brasília. A batalha jurídica deve ter o desfecho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  O caso segue sem uma definição, mas hoje o deputado federal do Paraná eleito pelo PSDB é Beto Richa.

A defesa do tucano agora pode recorrer ao TSE. Jocelito teve a candidatura indeferida pelo TRE por causa de uma condenação de improbidade administrativa quando o tucano era prefeito de Ponta Grossa. Ele teria se utilizado “dos serviços do servidor público estadual para fins pessoais, mais especificamente para promoção de sua segurança, inclusive fora do expediente municipal, por aproximadamente trinta meses”.


Fonte: Bem Paraná

APUCARANA: Paróquia promove caminhada da fé e da natureza

 


A Paróquia Cristo Rei, localizada no Jardim Diamantina, promove neste domingo (09/10) a 3ª Caminhada da Fé e da Natureza. O percurso será de 13 quilômetros, com saída às 7 horas de fronte a igreja. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela internet, através de formulário disponível no Google.

De acordo com o padre Rui Fernando de Oliveira Santos, a interligação entre fé e natureza segue as orientações da Encíclica Laudato Si – Tempo da Criação, lançada pelo papa Francisco em 2015. “A encíclica foi instituída para que a humanidade volte seu olhar para a natureza e a caminhada é um momento também de reflexão sobre a realidade, que tem belezas e também muitas tristezas”, contextualiza o religioso.

A partir da igreja, a caminhada seguirá pela Rua Piratininga até o Parque da Raposa. “Vamos contornar o parque e a caminhada será encerrada com uma missa na Igreja São Judas Tadeu, situada ao lado da UBS Maria do Café, no Jardim Ponta Grossa”, informa o padre.

Mario Felipe, coordenador municipal de turismo religioso, avalia que após a pandemia do coronavírus as pessoas estão buscando mais o contato com a natureza. “Foram momentos difíceis, com muitas pessoas enfrentando problemas emocionais, como a depressão. Essa caminhada incentiva as pessoas a voltarem a sair de casa, a curtir a natureza e a viver com mais qualidade de vida”, frisa Mario Felipe.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3048-0600 e pelo whatsap 99823-3402. Já as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link https://docs.google.com/forms/d/1wOeeiEA9N6_NtRPlpHXnrDxNSJh_3ApXkD4-J5hxeO4/edit#settings

Apucarana avança para a 51ª posição no ranking das cidades inteligentes do Brasil

 


Apucarana está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. No total, o ranking Connected Smart Cities 2022 divulgado nesta terça-feira, dia 4 de outubro, traz dez cidades do Paraná, incluindo a capital Curitiba que conquistou, mais uma vez, a primeira posição.

Com dez municípios presentes no ranking, o Paraná é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas do Estado de São Paulo.

Conforme o estudo, Apucarana ocupa a 51ª posição, atrás de  Maringá (20º), Londrina (24º), Foz do Iguaçu (35°) e Cascavel (50º) e a frente de Ponta Grossa (60º), Pinhais (62º), Pato Branco (77º) e Guarapuava (84º).

O estudo Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

Para o prefeito Junior da Femac, avançar para esta posição de destaque neste conceituado ranking nacional de cidades inteligentes, é consequência da gestão estratégica, com foco em diversas áreas e muito planejamento. “Apucarana é campeã na geração de empregos na região. Tem uma indústria forte e diversificada, produzindo desde roupas até equipamentos eletrônicos e autopeças. Temos uma construção civil forte, comércio diversificado e presença forte dos cursos da área tecnológica em instituições públicas e privadas, que contribuem para que o conhecimento circule na cidade”, avalia Junior da Femac.

Ele destaca iniciativas como o “Conecta Apucarana”, que fomentam e viabilizam empresas ligadas à tecnologia. “Tudo isso acontece em parceria do poder público com a iniciativa privada e as instituições do ensino superior”, assinala.

Na área de meio ambiente, Junior da Femac destaca que o município atingiu 82% de cobertura com saneamento básico, e 99,5% da área urbana contemplada com pavimentação asfáltica. “Todos esses índices mostram que nós estamos no caminho certo. Isso é visível na cidade, por meio da atração de novas empresas na agroindústria e com a vinda constante de novas famílias de todas as regiões do Brasil para morar em Apucarana. Todo esse cenário se soma com a recente eleição do médico e ex-secretário de estado da saúde, Beto Preto, para ocupar uma cadeira na Câmara Federal”, conclui o prefeito Junior da Femac.

RANKING SMART CITIES

cidadeposição no Paranáposição no Brasil
Curitiba
Maringá20º
Londrina24º
Foz do Iguaçu35º
Cascavel50º
APUCARANA51º
Ponta Grossa60º
Pinhais62º
Pato Branco77º
Guarapuava10º84º

Gleisi diz que Lula não precisa fazer novos acenos ao mercado: 'sabem como a gente pensa'

 "Não tem surpresa, nem sobre como a gente trata as finanças públicas com responsabilidade nem sobre o programa que a gente tem", afirma a presidente do PT

Gleisi Hoffmann e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

247 - Presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) afirmou ao Valor Econômico que, neste segundo turno da eleição presidencial, o ex-presidente Lula (PT) não precisa fazer novos acenos ao mercado financeiro ou ao setor empresarial.

Segundo a parlamentar, ambos "sabem como Lula pensa" e têm a compreensão de que em um eventual novo governo do PT não haverá qualquer "surpresa" em relação à pauta econômica. “Temos feito conversas com o empresariado, com gente do mercado, falando como a gente pensa em fazer as coisas. Não tem surpresa em relação ao que a gente pensa, nem sobre como a gente trata as finanças públicas com responsabilidade nem sobre o programa que a gente tem para o desenvolvimento social do país. (...) Não vejo que aceno podemos fazer nesse sentido. Tanto o mercado como o setor empresarial sabem como Lula pensa".

Gleisi negou que a campanha de Lula buscará agendas mais ao centro ou à direita neste segundo turno.

Mas o PT articula para os próximos dias um encontro de Lula com economistas do PSDB e aliados de Ciro Gomes (PDT). A agenda poderá envolver nomes como Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan, Nelson Marconi e Mauro Benevides.

"Desenrola Brasil": como Lula quer reduzir o endividamento que atinge 8 em cada 10 famílias brasileiras

 Com o programa Desenrola Brasil, governo criará fundo para o pagamento de dívidas da população, que vão desde as contas de luz e água até empréstimos bancários

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)


Do site de Lula - Oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), publicado nesta terça-feira (04/10) pelo portal CNN. São famílias sem condições de arcar com as despesas de casa, como luz, telefone, internet, carnês de loja ou prestações da casa ou do carro.

Com diminuição da renda familiar, inflação elevada e aumento de juros, o Brasil bateu mais um recorde, o de inadimplentes no Serasa: já são 66 milhões de pessoas, maior número da história.

O programa de governo da Coligação Brasil da Esperança estabelece medidas para tirar as famílias do aperto. É o programa Desenrola Brasil, que vai renegociar as dívidas e vai criar condições para que consumidores possam negociar seus débitos e limpar o nome na praça.

A proposta é simples e eficiente: para dívidas no comércio ou contas da casa, essas que não se enquadram em “bancárias”, será criado pelo Estado um fundo que garantirá crédito para viabilizar a renegociação. Os credores que aceitarem participar do programa deverão oferecer opções de desconto, sendo que os que oferecerem o maior terão prioridade.

No caso das dívidas com bancos, o governo vai incentivar empresas públicas e privadas a renegociar as dívidas com os clientes, disponibilizando um instrumento do Banco Central chamado “depósitos compulsórios”, viabilizando assim condições adequadas de desconto, prazo e custo para que as famílias paguem suas dívidas acumuladas no cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.

Campanha de Bolsonaro vai ao Ministério Público e TSE contra institutos de pesquisa

 Pesquisas divulgadas na véspera do primeiro turno da eleição mostraram resultados bem divergentes do que foi apurado nas urnas

Fachada do TSE e Jair Bolsonaro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)

247 - A campanha de Jair Bolsonaro (PL) acionou nesta terça-feira (4) a Procuradoria-Geral Eleitoral e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra institutos de pesquisas, que erraram em larga medida a 'previsão' do resultado do primeiro turno da eleição presidencial. 

Os advogados que representam Bolsonaro querem, segundo a Folha de S. Paulo, uma investigação sobre supostas irregularidades ou crimes na divulgação dos números que divergiram do apurado ao final da votação, no domingo (2).

As petições são direcionadas ao corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, e ao procurador-geral eleitoral, Augusto Aras. O Ministério da Justiça também já foi acionado por bolsonaristas. O ministro da pasta, Anderson Torres, afirmou ter encaminhado o pedido à Polícia Federal. 

"As duas hipóteses relatadas —pesquisa fraudulenta ou pesquisa falsa— levam ao mesmo efeito naturalístico: a desinformação", argumentos os advogados de Bolsonaro.

As representações têm como alvo os institutos (ou empresas que os financiam) Ipec, Datafolha, Ipespe, FSB, Genial, PoderData, Atlas, MDA e Paraná Pesquisas.

"As possíveis razões para divergências de resultados superiores às margens de erro divulgadas; e quais as medidas estão sendo adotadas para evitar que esse cenário se repita no segundo turno das eleições 2022 e nas próximas eleições", diz a campanha de Bolsonaro. 

Felipe Neto descasca várias fake news disparadas por Nikolas Ferreira contra Lula: “seu chupetinha de genocida” (vídeo)

 Deputado federal mais votado da história de Minas, Nikolas surge no cenário como uma potência bolsonarista, cotado inclusive para disputar no futuro a Presidência pelos extremistas

Felipe Neto (Foto: Reprodução/Twitter)

247 - O youtuber Felipe Neto gravou um vídeo para desconstruir um vídeo postado pelo Deputado federal mais votado da história de Minas Gerais, Nikolas Ferreira, em que o bolsonarista dispara várias fake news contra o ex-presidente Lula em temas centrais referentes à legalização das drogas, aborto, religião e chavões constrúidos pela extrema-direita como o clássico “o Brasil vai virar uma Venezuela”. 

Neto apelida Nikolas como “chaveirinho do fascismo”, “chupetinha de genocida”  e desmistifica as mentiras propagadas pelo bolsonarismo que ganharam mais força no segundo turno, como a de dizer que Lula defende o aborto e quer liberar as drogas no país. 

Nikolas Ferreira surge no cenário nacional como uma potência bolsonarista, cotado inclusive para disputar no futuro a Presidência pelo grupo extremista.


Apucarana vai vacinar contra a polio em mercados, shopping e CMEIs

 


Além de prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até dia 31 de outubro, Apucarana definiu estratégias de busca ativa para aumentar a cobertura vacinal no município. O prefeito Junior da Femac e o secretário municipal da saúde Emídio Bachiega anunciaram na manhã de ontem (4) que durante o mês da criança a Autarquia Municipal de Saúde vai disponibilizar a vacina da polio em locais com grande fluxo de pessoas.

“No Brasil a campanha de vacinação da polio encerrou no dia 30 de setembro, mas aqui em Apucarana essa imunização vai continuar. Nos próximos quatro sábados de outubro, dias 8,15, 22 e 29, teremos equipes de vacinação contra paralisia infantil em mercados e no Shopping Centronorte, de 10 horas às 17 horas. E no domingo haverá imunização da polio no Espaço das Feiras, de 9 horas às 12 horas”, detalha Junior da Femac.

Ainda durante a semana equipes volantes de vacinação irão percorrer os 23 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), num trabalho de abordagem os pais no momento de entrada e saída dos alunos. “Não vamos medir esforços para proteger nossas crianças da paralisia infantil. Pais não deixem de realizar esse gesto de amor com seus filhos”, apela o prefeito, lembrando que no dia 3 de setembro, um sábado, já foi realizada vacinação da polio em 23 CMEIs da cidade.

O secretario Bachiega lembra ainda que a vacina da polio continua à disposição em 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda-feira a sexta-feira. Desde o início das campanhas de vacinação, no dia 8 de agosto, Apucarana imunizou 4.957 crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses) contra a paralisia infantil, o que representa 71,39% da cobertura vacinal do público-alvo de 6.944. O percentual preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

A poliomielite, que não tem cura, é uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisias irreversíveis em questão de horas nas pernas ou braços. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Apucarana reúne grafiteiros do Brasil e exterior neste final de semana



Os muros do Colégio Estadual Nilo Cairo, que já serviram de tela na edição de 2019, recebem nesta sexta, sábado e domingo (07 a 09/10), novas cores e desenhos dentro do 5º Encontro Nacional de Grafite – “Wall of Street 2022″. O evento, que já faz parte da cena cultural da cidade e conta com apoio e patrocínio de diversas empresas privadas, é uma realização da Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), em parceria com o grafiteiro apucaranense Márcio de Luchtenberg, o Zion, que atual na organização artística, e Turboélice Publicidade e Design. “Estarão atuando neste evento mais de 80 artistas brasileiros e também de outros países, como França, México e Alemanha”, enaltece o prefeito Júnior da Femac.

A participação é recorde. “Na última edição do evento foram 40 artistas, agora teremos o dobro. Além da arte, os grupos que vão se apresentar de forma voluntária, não estão cobrando nada. Trata-se também de um evento gratuito para toda a comunidade, para todos que gostam de cultura e arte”, ressalta Zion.

As atividades têm início às 8 horas desta sexta-feira (07/10). “O “Wall of Street” é um evento que virou parte da cultura de Apucarana, ficamos felizes em realizar o quinto festival, que terá várias atrações para o público. Vamos montar um palco onde haverá apresentações de bandas de pagode, rock, sertanejo, música eletrônica, apresentações de dança, tudo gratuito”, convida Zion, organizador artístico do evento.

Entre os grafiteiros brasileiros, ele garante a presença de ícones da arte de rua vindos de vários estados, entre eles São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais. “Entre eles, grupos que trabalham a pintura conjunta de painéis, chamados de crew”, informa. Mais informações sobre o evento podem ser obtidos na rede social https://www.facebook.com/wallofstreetbr.

Apucarana sedia campeonato estadual de fanfarras

 


Quinze composições de várias cidades do Paraná participam neste dia 16 de outubro (um domingo), a partir das 13h30, na Rua Talita Bresolin, junto ao Espaço das Feiras de Apucarana, do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras 2022. Os detalhes finais da organização do evento, que é uma realização da Liga Paranaense de Bandas e Fanfarras (LPBF) em parceria com a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), foram tratados nesta terça-feira (04/10) em reunião no gabinete municipal.

Além do prefeito Júnior da Femac, participaram do momento a secretária da Promatur, professora Maria Agar Borba, o representante regional da LPBF, maestro Graziani Moraes e o diretor do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, professor Diego Fávaro, que é um dos padrinhos do evento na cidade. “É Apucarana retomando com força sua agenda positiva após um período muito difícil para todos os segmentos, que foi a pandemia. A promoção da cultura é uma de nossas prioridades e este campeonato vai oportunizar à nossa população um momento de grande festa. As bandas e fanfarras são corporações musicais que encantam e emocionam. Desde já convido todas as famílias de Apucarana e região para prestigiar este grande evento estadual em nossa cidade”, disse o prefeito Júnior da Femac.

O campeonato marca a retomada da agenda presencial da liga paranaense no pós-pandemia. “O último campeonato estadual, realizado em setembro de 2019, também aconteceu em Apucarana e será uma alegria receber a todos novamente”, afirmou o prefeito, agradecendo ao apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), que dará suporte ao evento cedendo os colégios estaduais Nilo Cairo e Cerávolo como base de apoio aos grupos participantes.

As 15 corporações que efetivaram inscrição são de várias regiões do Paraná, oriundas de municípios como São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá e Londrina. “Serão apresentações dentro de um repertório técnico, mas com músicas belíssimas”, pontua maestro Graziani Moraes. Segundo ele, o campeonato estadual em Apucarana é classificatório para a etapa nacional. “Garantem classificação as duas melhores corporações por categoria, sendo que se a corporação for a única inscrita em sua categoria ela precisa obter uma pontuação específica para conquistar o direito de ir ao campeonato brasileiro”, explicou Moraes.

O campeonato estadual, complementou o representante regional da LPBF, tem por objetivo a promoção do intercâmbio entre os integrantes, incentivar as corporações musicais ao aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo necessários à formação integral do cidadão e estimular a criação de bandas e fanfarras.